Dino (divulgador de notícias)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pilares ESG: Intelbras publica 4ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade

Companhia apresenta documento que engloba projetos das áreas ambiental, social e de governança corporativa; ações estão alinhadas com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU

Dino - Divulgador de Noticias
audima
audima
Foto: Divulgação/DINO
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, acaba de divulgar a 4ª edição do Relatório de Sustentabilidade da companhia, que reflete os resultados alcançados durante o ano fiscal de 2023 nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. As ações que englobam pilares de ESG estão alinhadas com alguns dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), como colaborar com a construção de cidades e comunidades sustentáveis, fornecer energia limpa e acessível, oferecer educação de qualidade para a população, entre outros.

Entre os destaques do período analisado, está a redução do consumo de energia em 28% e do uso de combustíveis não renováveis em 42% comparado com 2022. Além disso, no período, foram reprocessadas 177,05 toneladas de material plástico advindo da fabricação de produtos, evitando o descarte indevido desses resíduos. Já na área social, foram investidos mais de R$ 17 milhões em capacitações e cursos para colaboradores, parceiros e pessoas que buscam especialização em profissões ligadas ao universo da tecnologia, beneficiando cerca de 60 mil pessoas de diversas regiões do Brasil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Apesar de termos enfrentado um ano desafiador, nosso quadro de pessoas continuou se expandindo, passando de cinco mil colaboradores ao final de 2023. Também seguimos trabalhando para aumentar o nosso consumo de energia renovável, bem como colaborar com o desenvolvimento da sociedade de forma geral, uma vez que são os clientes, colaboradores e parceiros que impulsionam nossos bons resultados”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Energia renovável e redução de resíduos

A Intelbras segue buscando minimizar o uso de recursos naturais e os impactos ambientais dos seus processos de produção e administração, conforme a ISO 14001-2015. Em 2023, foi finalizada a construção de uma usina solar na fábrica da companhia em Tubarão (SC), que agrega 600 kWp de potência. Além disso, a aquisição de energia de fontes renováveis no mercado livre também foi maior frente ao período de 2022, com uma crescente de 55% no ano.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A Intelbras também realiza o trabalho de logística reversa, em parceria com uma empresa gestora, onde foi possível garantir a destinação correta de eletrônicos descartados. Outra medida importante foi a implementação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em todas as filiais da empresa, seguindo a legislação nacional. “Em 2023, foram gerados 2,6 milhões de toneladas de resíduos, 10,5% a mais que em 2022, devido ao aumento na produção. Entretanto, foi realizada a coleta e separação ideais de resíduos, destinando-os para reciclagem ou disposição adequada”, complementa Silvestri.

Outro destaque foi a participação da companhia no programa Luz Para Todos, do Governo Federal, onde foram oferecidas soluções sustentáveis off-grid de energia solar para que a concessionária leve o insumo à população da Amazônia Legal, em sua maioria comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Além de fornecer eletricidade para pessoas que vivem em áreas afastadas, a ação oferece a possibilidade de descartar o uso de geradores alimentados a diesel, reduzindo as emissões de CO² provenientes desse processo.

Resultados das ações de educação e responsabilidade social

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A educação é o pilar de responsabilidade social da Intelbras e representa o ponto central do relacionamento com seus públicos. A companhia realizou grandes investimentos em ações com colaboradores, fornecedores e parceiros, resultando em melhorias diretas na relação com os clientes.

Em 2023, foram investidos mais de R$ 17 milhões em capacitações, beneficiando 59.611 pessoas em todo o Brasil com 783 mil horas de conteúdo. Outro marco histórico que está alinhado ao processo de internacionalização da marca Intelbras foi o lançamento de um portal de treinamentos para o público latino-americano, disponibilizando 23 capacitações em espanhol.

Com o objetivo de impactar positivamente as atividades e resultados dos parceiros, em 2023, a Intelbras ofertou 918 cursos, dos quais 70% gratuitos, por meio da academia do conhecimento Intelbras Itec. Entre as capacitações oferecidas, estão cursos de técnicas de vendas, gestão comercial, instalação de soluções de energia solar, entre outros.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

“Nossos cursos atendem desde iniciantes até especialistas, cobrindo tecnologias, negócios, produtos e soluções, além de fomentar o empreendedorismo e o crescimento dos negócios dos parceiros. Um indicador que reforça a importância dessas ações de educação é o índice de satisfação dos cursos da Itec, que foi de 97,3% em 2023”, comenta o CEO.

Um lugar cada vez melhor para se trabalhar

A Intelbras também segue reforçando seu compromisso em promover ações relacionadas a Governança, por meio de capacitações formais sobre ética e conduta, a fim de oportunizar um ambiente de trabalho respeitoso, colaborativo e que possibilita o desenvolvimento mútuo entre os colaboradores e suas lideranças. No total, foram mais de 40 horas de treinamentos que atingiram 100% do quadro funcional da empresa.

Por mais um ano, a companhia figura entre os Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA), que avalia as percepções de colaboradores sobre o ambiente de trabalho, cultura organizacional, atuação da liderança e a satisfação com os serviços de recursos humanos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Ao final de 2023, o quadro de colaboradores da Intelbras somava 5.140 pessoas que, ao colocarem em prática a cultura corporativa e suas competências, contribuem decisivamente para o crescimento sustentável da empresa e aplicação de aprimoramentos no processo.

“Estamos sempre atentos para aperfeiçoar nossos processos, estruturas, práticas, portfólio e tomadas de decisão. Ao longo de toda nossa trajetória, alcançamos um crescimento de tamanho e complexidade dos negócios que nos traz mais responsabilidades, mas também amplia a possibilidade de inspirar cada vez mais os clientes, parceiros e colaboradores, com o objetivo de trilhar um caminho de sucesso, além de contribuir para uma sociedade mais justa e um mundo melhor”, finaliza o CEO Altair Silvestri.

Para conferir todas as informações, dados e resultados da Intelbras durante o ano de 2023, basta acessar o Relatório de Sustentabilidade 2023.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.