Mergulhão em Jardim Camburi: obra deve começar em dezembro e durar mais de 2 anos
Projeto prevê reduzir o tempo da travessia de 88 segundos para apenas 10 segundos entre as Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, melhorando a fluidez no trânsito
A construção do mergulhão no cruzamento das Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em Jardim Camburi, em Vitória, vai custar R$ 92,2 milhões. Além de melhorar a circulação dos motoristas, com o fluxo contínuo, a obra resultará em um menor impacto da paisagem de uma das principais vias de Vitória. A ordem de serviço deve ser assinada em dezembro, com prazo de construção de 30 meses.
Durante o lançamento do edital realizado nesta quarta-feira (20), a administração informou que o projeto prevê reduzir o tempo da travessia de 88 segundos para apenas 10 segundos. Com isso, será dada mais fluidez ao tráfego, sem a presença de semáforos na região.
Veja como será o tráfego de veículos:
O projeto prevê que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória.
Também será presente uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, será presente um retorno para o bairro de Jardim Camburi.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além disso, após as obras, os motoristas que seguem na Dante Michelini e vão em direção ao município da Serra, vão continuar na via mais à direita, a partir disso, vão seguir para o bairro de Jardim Camburi.
Ao mesmo tempo, um segundo fluxo de veículos, que segue para a Serra, deve passar pelo mergulhão e seguir para a Avenida Norte e Sul.
Já os veículos que saem de dentro do bairro Jardim Camburi e trafegam pela Praia de Camburi vão passar por um elevado que seguirá, no sentido Vitória, para a parte da Avenida Dante Michelini.
Segundo o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, com o lançamento do edital das obras, a partir disso, as empresas têm 60 dias úteis para avaliarem o anteprojeto e participarem da concorrência. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada até dezembro.
“Essa é uma obra feita integralmente com recurso da Prefeitura de Vitória e isso, até o mês de dezembro a disputa deve ocorrer. E se tudo correr bem, se não tiver impugnação ou projeto judicial, chegaremos no final do ano com a empresa vencedora com perspectiva da mobilização das obras", disse o prefeito.
O secretário de Obras do município, Gustavo Perin, informou que o local era um dos pontos com necessidade de intervenção.
"É uma obra com muitos desafios, principalmente os relacionados ao lençol freático. Entretanto, resultaria no impacto menor na paisagem e também reduziria o impacto da degradação da região com ocupação irregular como ocorre com os viadutos", disse.
Ainda conforme a administração do município, durante todas as etapas de obras, o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas será mantido.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Morador pinta avenida e cria falsas vagas para motos em Jardim Camburi