Ufes altera horário de funcionamento para economizar energia
Alguns prédios da Universidade Federal do Espírito Santo funcionarão das 7h às 13h até 9 de setembro, durante o período de recesso das aulas
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) alterou o horário de funcionamento da reitoria e de unidades administrativas e acadêmicas para reduzir custos, principalmente com energia elétrica.
A mudança começou na última terça-feira (30) e se estenderá até 9 de setembro. Durante este período, o atendimento será realizado em horário especial, das 7h às 13h. As aulas serão retomadas em 12 de setembro, após o término do horário especial.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe
A medida tem o objetivo de reduzir gastos e, segundo a Ufes, considera "os princípios de razoabilidade, economicidade e eficiência, uma vez que este período compreende os dias de recesso acadêmico na instituição".
De acordo com portaria assinada pelo reitor, Paulo Vargas, os centros de ensino e os órgãos suplementares da Universidade poderão definir o horário de funcionamento considerando as demandas específicas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, prioritariamente pautadas no atendimento ao público.
LEIA TAMBÉM: Aos 93 anos, morre Chrisógono Teixeira da Cruz, ex-prefeito de Vitória
Durante o período de funcionamento em horário especial, será facultado ao servidor cumprir a jornada de trabalho integral, devendo comunicar a decisão ao superior. Nesse caso, segundo a portaria, o servidor deverá cumprir a carga horário, preferencialmente, entre 7h e 18h.
Já os servidores com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais, terão as jornadas suspensas até o término do período de horário especial.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Susto: trabalhadores ficam pendurados por 20 minutos em andaime de prédio de Vila Velha
O cumprimento das horas não trabalhadas no horário especial deverá ser realizado por meio da participação em cursos de capacitação presencial ou a distância, fora do horário de trabalho ou por meio da compensação até 31 de outubro.
O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes).