Furacão mata 2 e deixa rastro de destruição em Porto Rico
Em Porto Rico, pelo menos uma pessoa morreu e quase todo o arquipélago ficou sem energia, em uma situação descrita pelo governador, Pedro Pierluisi, como "catastrófica"
O furacão Fiona atingiu Porto Rico e a República Dominicana, entre domingo e ontem, deixando um rastro de destruição.
Em Porto Rico, pelo menos uma pessoa morreu e quase todo o arquipélago ficou sem energia, em uma situação descrita pelo governador, Pedro Pierluisi, como "catastrófica". A República Dominicana registrou um morto e cerca de 800 desabrigados.
Nos dois locais, fortes chuvas inundaram rios e provocam deslizamentos, destruindo casas, estradas e pontes. Apesar de o furacão ter passado por Porto Rico no domingo, as chuvas continuaram ontem. Pierluisi estimou "bilhões" em danos. A chuva deve continuar até hoje.
Segundo o governador, mais de mil pessoas foram resgatadas na ilha principal e cerca de 800 mil dos 3,1 milhões de habitantes ficaram sem energia.
O furacão Fiona atingiu Porto Rico dois dias antes do quinto aniversário do Maria, a tempestade de categoria 4 que deixou mais de 3 mil mortos em 2017.
O governo dos EUA reservou bilhões para reconstrução do território, mas a lenta recuperação deixou muitas comunidades vulneráveis. (Com agências internacionais)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.