/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Saiba para onde viajar durante a pandemia e veja em quais países ainda há restrição para brasileiros

A movimentação do mercado acontece após um começo de ano complicado para o setor de turismo; agências estão oferecendo condições especiais para quem está pensando nos dias de folga

Mariana Cicilioti

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com fronteiras de diversos países fechadas para brasileiros, por conta da pandemia do coronavírus, destinos dentro do Brasil viraram os queridinhos de quem está planejando viajar ainda neste ano. A partir da flexibilização de várias atividades, com a expectativa da diminuição de casos e maior controle da covid-19, o mercado de turismo começa a se aquecer.

De acordo com Juliana Magalhães, diretora comercial de uma agência de turismo de Vitória, quem ainda quer viajar em 2020 tem procurado destinos para redescobrir as belezas do Brasil.

"Estamos sentindo um aquecimento no mercado. Em julho tivemos um aumento significativo e agosto já foi muito bom. As pessoas estão mesmo motivadas a viajar pelo Brasil. Por conta do fechamento de algumas fronteiras internacionais e com o câmbio muito alto, a procura por pacotes dentro do País cresceu bastante com relação aos anos anteriores", conta Juliana.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Se as vendas para passear ainda neste ano estão mais concentradas no Brasil, para 2021 os pacotes de destinos internacionais estão na lista dos sonhos dos viajantes. "Na expectativa pela reabertura das fronteiras, muitos clientes estão nos procurando em busca de pacotes para o exterior, principalmente Disney, que é nosso carro-chefe, como também Califórnia e países da Europa", explica Juliana.

Início de ano desafiador

A movimentação do mercado acontece após um começo de ano complicado para o setor. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),  o turismo capixaba acumulou perdas de 1,39 bilhões até maio de 2020.

"Foi muito difícil no início, pois em meio às incertezas tivemos de ficar administrando as viagens dos clientes que já estavam programadas e precisaram ser adiadas. Ficamos muito ocupados e focados em preservar os valores que já haviam sido pagos e auxiliar com orientações. Foi também um momento de nos reinventar nas redes sociais para continuar apresentando nossos serviços aos clientes", relata Juliana.

Para onde ir?

Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para quem quer viajar dentro do Brasil, as agências têm oferecido diversos pacotes promocionais para impulsionar as vendas. Uma boa pesquisa e conversas com agentes de viagem podem ajudar na escolha do roteiro ideal.

Com a aproximação do verão, a região Nordeste, rica em praias de tirar o fôlego, é um dos destinos mais procurados, seguida pelas cidades do Sul do País como Porto Alegre e Curitiba. De acordo com Juliana Magalhães, da agência Tia Zirinha, Foz do Iguaçu também é uma região com muitos atrativos e com boas promoções. 

Recentemente, o Ministério do Turismo lançou o selo 'Turismo Responsável', um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da covid-19. Para saber se o local possui o selo basta acessar a página do programa.

Como saber quais fronteiras ainda estão fechadas para brasileiros?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Se os destinos internacionais são suas opções de viagem, é preciso ficar atento quanto às restrições impostas por cada país, por conta das medidas de controle devido a pandemia. 

A empresa Kayak, que oferece pesquisas de viagens online, mostra em seu site um mapa com as especificações atualizadas sobre as fronteiras de todas as regiões do mundo. 

Confira:

Foto: Reprodução

Veja o levantamento atualizado de países que estão liberados para brasileiros:

Albânia, Andorra, Antígua e Barbuda, Armênia, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Camboja, Croácia, Cuba, Dominica, Dubai (Emirados Árabes Unidos), Egito, Equador, Haiti, Irlanda, Jamaica, Kosovo, Líbano, Macedônia do Norte, Maldivas, México, Polinésia Francesa, Quênia, Reino Unido, República Dominicana, Ruanda, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Sérvia, Tanzânia, Turks & Caicos, Turquia e Ucrânia.

Dica!

O turista também precisa ficar de olho quanto às conexões de voos, pois há países impedindo a entrada de turistas estrangeiros mesmo que estejam só de passagem para troca de avião.

Leia também: Empresas de turismo local comemoram retomada de atividades no Espírito Santo




/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.