/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Hotelaria prevê aumento na taxa de ocupação de Guarapari durante feriado

Desde o início da pandemia o setor vem sofrendo quedas econômicas e busca a retomada do turismo local conforme os protocolos de saúde

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
audima
audima
Foto: arquivo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um dos setores mais atingidos diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o turismo de Guarapari busca a retomada desde o mês de abril. A rede hoteleira vem se preparando e adequando através de orientações e protocolos de segurança que são atualizados nos locais a cada nova informação a respeito da forma de contágio e propagação da doença.

Com a curva de contágio em ligeira queda no Espírito Santo e Guarapari classificado como risco moderado, tendo algumas medidas flexibilizadas, o setor de turismo do município aguarda um aumento na taxa de ocupação nos meios de hospedagem em torno de 70% para o próximo feriado prolongado, 07 de setembro.

Representantes do turismo

Segundo Marcos Azevedo, coordenador da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), apesar da espera de um aumento de turistas na próxima semana, ainda é muito pouco para o setor. “Acreditamos que os turistas do próprio estado irão movimentar esse aumento e que as hospedagens com modelos mais amplos e afastados do município terão uma maior procura”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Gustavo Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES), aposta que a estabilidade dos casos da Covid-19 no Estado será considerada e o feriado da independência terá um melhor desempenho que os anteriores. “Na Semana Santa e no feriado de Corpus Christi a pandemia estava no auge e a cidade praticamente fechada por conta dos decretos municipais. Agora que os casos estão decrescentes, as pessoas começaram a ter mais confiança em sair. O que todos buscam nesse momento são informações sobre os protocolos seguidos pelos estabelecimentos e como Guarapari estará disponível para receber os turistas”.

“O objetivo de todos do setor é a retomada das atividades turísticas movimentando assim a economia local. É importante valorizar as empresas da rede hoteleira que investiram na regularização, elas estão seguindo os protocolos e irão orientar os turistas a obedecerem às medidas preventivas. Os meios de hospedagem precisam aprender a lidar com o público novamente, adaptar-se ao novo normal e se preparar para outros feriados prolongados e o verão que está próximo”, destacou Fernando Otávio Campos, conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig) no Conselho Municipal de Turismo.

Flexibilização

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Todos os representantes do setor concordaram que as medidas de flexibilização publicadas pela Prefeitura de Guarapari contribuíram para esse começo de retomada do turismo na cidade, como a ampliação do horário de funcionamento dos comércios, bares e restaurantes. Mas também acreditam que a proibição de permanência das pessoas nas praias ainda afasta os visitantes.

“Seria o momento de rever o uso das praias. O pico de contaminação já passou e agora é o momento de aumentar essa liberdade para uma maior adesão de turistas e uma diminuição no impacto econômico no setor”.

Questionada sobre essa possibilidade, a Prefeitura de Guarapari informou que um novo decreto será publicado. Mas segundo o órgão, tendo em vista que o Município de Guarapari continua no risco moderado, continuará não sendo permitida permanência nas praias, exceto para atividades físicas individuais, conforme art 6, inciso I do Decreto Nº 434/2020.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.