/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

CNH: deputado propõe fim das aulas em autoescola

"O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, avalia deputado

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Foto: Divulgação/Detran
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação podem estar próximo de acabar. O assunto é tema do Projeto de Lei 4474/20, que visa tirar a obrigatoriedade da formação para conquistar a carteira de motorista.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), autor da proposta para alterar o Código de, afirma que tornar as aulas de volante facultativas pode tornar o processo para obtenção da CNH "menos burocrático e custoso".

Segundo o texto, os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sistema eletrônico, permitindo a auto-instrução para a realização dos exames escritos. “O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, avalia Kataguiri.

Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito. Para se habilitar, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos; e não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O veículo utilizado durante o processo de instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, nas formas estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Com informações do portal R7

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.