/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Setembro Amarelo oferecerá serviços gratuitos no centro de Cachoeiro

O acesso aos serviços será gratuito e o atendimento ao público será das 8h às 12h. O intuito é discutir a prevenção ao suicídio ao maior número possível de pessoas

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Na próxima sexta-feira (13), a Praça Jerônimo Monteiro vai receber ações do Setembro Amarelo. Orientações sobre saúde mental, corte de cabelo, exposição de artesanato, maquiagem e sessão de alongamento serão realizados das 8h às 12h. As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) e integram programação local do movimento Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. O acesso aos serviços será gratuito.

O objetivo da ação, segundo a psicóloga da equipe de Saúde Mental da Semus, Carla Teixeira de Paula, é levar até esse espaço público, que tem grande fluxo de pessoas, as discussões sobre o tema e sua importância.

“Precisamos alertar para o alto índice de suicídio no país e no mundo. Antes, a discussão sobre o assunto era muito restrita. Mas, hoje, entendemos que quanto mais se conversa, se fala, mais as pessoas entendem o momento pelo que estão passando e mais fácil fica ajudar. Muitas vezes, há alguém precisando de ajuda perto, mas as pessoas não conseguem ver”, explica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os números dão uma ideia do tamanho do problema abordado pela psicóloga. Segundo o site da campanha, no Brasil, todos os anos, ocorrem 12 mil suicídios. No mundo, 1 milhão. A maioria deles está relacionado a transtornos mentais, que podem ser tratados com a ajuda de profissionais da área de saúde. Para chamar a atenção para o fato, foi criada a campanha Setembro Amarelo, que tem como data mais emblemática o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.