/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Trump preside reunião do Conselho de Segurança e repete ataques contra o Irã

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O presidente americano, Donald Trump, presidiu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU pela primeira vez nesta quarta-feira, 26. Sentado ao centro, o chefe de Estado americano não hesitou ao criticar o Irã, dizendo que um governo com o histórico do país "nunca deve ser autorizado a obter" uma arma nuclear.

Ao mesmo tempo, agradeceu ao próprio Irã, Rússia e Síria por retardarem seu ataque à província síria de Idlib. Na semana passada, Rússia e Turquia alcançaram um acordo para evitar uma ofensiva contra a região, a última grande fortaleza controlada pelos rebeldes no país.

Trump também criticou a China e afirmou que Pequim está interferindo nas eleições de meio de mandato americanas por se opor à política comercial de Washington. O presidente americano não deu detalhes sobre sua alegação.

Antes da reunião do Conselho, Trump se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e disse que enquanto os EUA apoiarem Israel, devem receber algo em troca. Segundo Trump, "acordos têm que ser bons para ambas as partes".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na semana passada, oito países da União Europeia pediram a Israel que reconsiderasse a demolição de uma comunidade palestina na Cisjordânia e disseram que não desistirão da solução negociada de dois Estados, com Jerusalém sendo a capital tanto de Israel como de um novo Estado Palestino.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.