Quem bebe cerveja ou café tem mais chance de passar dos 90 anos, diz estudo
O uso moderado de ambas as bebidas é ligado também à prevenção de diversas doenças
O consumo de café e álcool podem ajudar significativamente uma pessoa a chegar aos 90 anos de idade, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Americano UCI MIND, desde que seja com moderação.
O estudo acompanhou a vida e os hábitos de mais de 1.8 mil pessoas, com vários testes realizados a cada seis meses. Os históricos médicos, estilos de vida e dietas, foram monitoradas com atenção – e uma das conclusões a que o estudo chega é que os bebem café e álcool todos os dias têm mais chances de viver mais do que os que não o fazem.
Dois copos de cerveja ou duas taças de vinho diárias, segundo a pesquisa, crescem em 18% as chances de uma vida mais longa. Já o café diário aumenta em 10% as probabilidades contra quem não toma.
Os médicos não sabem o motivo, mas concluíram que beber moderadamente ajuda a longevidade. Trata-se, no entanto, de um estudo observacional, que liga as substâncias à longevidade, mas não revelam ou apontam outros hábitos que podem, esses sim, serem a chave para a longevidade.
Não se trata de uma autorização para que bebamos todo dia, mas sim de uma afirmação ainda em estudo sobre nossos hábitos.