/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Prefeitura de SP cria serviço modelo Procon

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A gestão Bruno Covas (PSDB) vai elaborar e divulgar um ranking anual dos serviços que têm mais reclamações e elogios da Prefeitura de São Paulo. A medida integra um "pacote" com o objetivo de melhorar o atendimento, além de incentivar a participação popular e proteger direitos dos usuários.

Inspirada no que o Procon já faz em relação ao setor privado, a avaliação será feita ao menos uma vez por ano, a partir de 2019, em todos os órgãos da Prefeitura. Entre os critérios que se pretende considerar estão a satisfação do usuário, a qualidade do atendimento e o cumprimento de prazos.

A medida está prevista em decreto que será assinado nesta terça-feira, 18, pelo prefeito Bruno Covas. A nova legislação vai criar, ainda, o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, formado por sete membros da sociedade civil e mais sete da administração pública. Ele ficará responsável por discutir, por exemplo, de que forma serão feitas as pesquisas de satisfação dos serviços.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Serão analisados todos os órgãos diretamente administrados pela Prefeitura, além de autarquias municipais, fundações públicas e empresas controladas pelo Município. Completam a lista entidades prestadoras de serviços, concessionárias e parceiras.

"Esse novo instrumento de avaliação realça que os serviços públicos não podem ser geridos olhando apenas para si próprios, mas têm de atender ao cidadão", diz o controlador-geral do Município, Gustavo Ungaro. "É um elemento de impulsionamento permanente da melhoria dos serviços."

Atendimento

A nova legislação também estabelece a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão. "São grandes orientações de como que é 'atender bem' o cidadão. Isso deveria ser básico para todo órgão público, mas muitas vezes não é seguido", diz o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg. O decreto obriga, ainda, que cada órgão da Prefeitura publique sua Carta de Serviços - ou seja, a lista informando quais são os serviços prestados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.