/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Múmia de faraó ganha passaporte egípcio para viajar de avião

O caso curioso ocorreu em 1974, quando Ramsés II precisou ser restaurado na França. Leis do país proíbem transporte de corpo sem documento

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Ripleys.com

Filipe Siqueira, do R7

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quase três milênios após a sua morte, o faraó Ramsés II recebeu um passaporte para poder fazer uma viagem internacional. A história curiosa aconteceu em 1974, quando a múmia do antigo monarca precisava de reparos e precisou de transporte. 

A necessidade de passaporte partiu do governo francês, que tem regras rígidas para transporte de corpos. Na época, arqueologistas verificaram uma rápida deterioração no corpo dele, e daí surgiu daí a necessidade de transportá-lo para Paris. 

Pelas regras da França, todos que entram no país devem ter passaporte, vivos ou mortos. No documento emitido pelo Egito está a foto da múmia, bem como a ocupação de Ramsés II: rei (falecido). Quando chegou à França, o monarca foi recebido como um chefe de Estado, com honras militares no aeroporto. Na época, também fizeram exames para reconstituição da saúde dele.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo pesquisas, ele era ruivo, com cabelos ondulados e pele clara. Pelos exames também identificaram possíveis problemas de artrite e feridas de batalha. É possível que ele tenha morrido de infecção dentária, devido a um buraco em sua mandíbula. 

Ramsés II é descrito como o faraó mais poderoso do Egito e reinou por 66 anos. Desde 10 anos ele era general do seu pai, Ramsés I. Acredita-se que ele viveu 90 anos e reinou num dos períodos mais prósperos do Egito.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.