/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Incêndio no Museu Nacional é controlado e não há vítimas

O Corpo de Bombeiros afirma que a causa do incêndio só será identificada depois de uma perícia.

Redação Folha Vitória
audima
audima
Não há vítimas e bombeiros feridos no local. | Foto: Betinho Casas Novas/Futura Press/Estadão Conteúdo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi controlado por volta das 3h30 desta segunda-feira (3) pelo Corpo de Bombeiros, que combate pequenos focos de rescaldo. Não há vítimas e bombeiros feridos no local.

O Corpo de Bombeiros afirma que a causa do incêndio só será identificada depois de uma perícia.

O museu, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense, pegou fogo na noite de domingo (2). O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou.

O prédio histórico de dois séculos foi residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país — são cerca de 20 milhões de peças sobre geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas, havia ainda esqueletos de dinossauros e várias peças de arte.

O prédio tem três andares e é ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Pela análise preliminar dos bombeiros, o fogo atingiu a maior parte do edifício – duas áreas em que estão coleções e exposições, além da parte administrativa. Mas um setor teria sido preservado. O teto de algumas das áreas de exposição desabou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda segundo os bombeiros, apesar da extensão do incêndio, não há aparentemente risco de as labaredas se alastrarem para as áreas verdes ao redor do prédio.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.