/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Primavera trará chuva ao Espírito Santo, mas não o suficiente para amenizar efeitos da seca

A estação chega na próxima quinta-feira (22), às 11h21, e neste ano promete ser fiel às suas principais características: clima ameno e pancadas de chuvas em grande parte do País

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Durante a primavera, o Espírito Santo pode receber pancadas de chuva Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória - Naldinho do município de Vila Velha

Não tão frio quanto o inverno e nem tão quente como o verão. A primavera, estação do ano que é marcada pelas flores, este ano é marcada por uma preocupação, a quantidade de chuva prevista para o Brasil neste período.

A estação chega na próxima quinta-feira (22), às 11h21, e neste ano promete ser fiel às suas principais características: clima ameno e pancadas de chuvas em grande parte do país. No Espírito Santo, a primavera não tem a previsão de ser, em todo o seu período, chuvosa. O que não é para desanimar, já que até 21 de dezembro, data em que se inicia o verão, podem acontecer pancadas de chuvas e frentes frias.

Ainda no Espírito Santo, as chuvas ocorrem de normal para acima da média, e o mês mais favorável para os capixabas ansiosos é novembro, onde a maior quantidade de chuva pode estar concentrada. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, a chuva que chega ao Estado pode ser um princípio de recuperação, que é um processo gradativo para sair do chamado abismo hidrológico, mas não vai resolver a questão da seca, pois os rios estão em condições ruins. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“No Espírito Santo pode chover de normal para acima da média de forma geral, dando um alívio para os mananciais que abastecem os estados. Isso não reverte, de imediato, o dano causado pela seca, mas é um início favorável”, explicou o meteorologista.

ENTENDA COMO FICA A CHUVA 

Região Sudeste – Em 2015 choveu abaixo da média. Já este ano chove, mas de forma mais distribuída do que o ano passado. No Sudeste, o Espírito Santo é um dos estados que mais sofreram com a falta de chuva, mas este ano a estação traz a expectativa do início de superação das reservas.

Espírito Santo – Esta primavera será totalmente diferente do ano anterior, que foi seca e extremamente quente. Esse ano será próximo ao normal da estação, podendo ficar acima da media em novembro e dezembro, mas nada ao quente como em 2015. 

TEMPERATURA REGIÃO SUDESTE

Outubro – normal
Novembro – normal acima da média
Dezembro – acima da media

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.