/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Incaper diz que ainda é cedo para prever chuvas fortes no Estado nos próximos meses

Está chegando o período mais úmido do ano, que é a primavera e verão, e depois da longa estiagem o Incaper aposta que a chuva vem nos próximos meses

Nenhum
audima
audima
A previsão é que as chuvas comecem durante este mês. foto: Betina Carcuchinski/ PMPA Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em muitos municípios do Espírito Santo a vegetação sumiu depois de quase três anos de estiagem. A boa notícia, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é de que a chuva vem nos próximos meses, mas ainda é cedo para prever se será de muita intensidade.

De acordo com o chefe da equipe de meteorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, o período de chuva que virá é normal durante a primavera e verão, mas pelo fato da terra estar muito seca, podem ocorrer enxurradas.

“Pode chover dentro ou abaixo da média em setembro, dentro da média em outubro e acima em novembro. Por conta da seca, os solos sem plantação, qualquer chuva causa um impacto e em grandes quantidades pode ter enxurradas. É um período de chuva de maiores intensidades, mas não sabemos se isso realmente vai acontecer. As últimas grandes chuvas aconteceram em novembro de 2013 e outubro de 2014”, disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

José Gerald disse ainda que é difícil prever qualquer evento drástico com tanto tempo de antecedência. Mas, depois do longo período de estiagem fica o alerta.

“Existe a possibilidade de enxurrada porque nosso solo está muito seco, passamos por período de estiagem, mas não podemos afirmar de fato que vai acontecer. O Incaper quer lembrar que estamos entrando em um período que tem maior incidência de chuva, e chuva de grande intensidade, pois a população passou por muito tempo de seca”.

O Tenente Coronel Sandro Vassoler, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, afirma que, caso as previsões de enxurrada se concretizem, a população deve estar preparada. Ele diz ainda que a Defesa Civil estadual estará a postos.

“A ideia é que as pessoas estejam preparadas para as chuvas, evitando transtornos, alagamento e desabamento, principalmente as famílias em área de risco e produtores rurais”.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.