/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Furacão Newton segue em direção aos EUA após deixar dois mortos no México

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cabo San Lucas - O furacão Newton perdeu a força e se transformou em uma tempestade tropical nesta quarta-feira, depois de atingir os resorts de Baixa Califórnia, no México, como furacão. Mesmo com menor poder de destruição, deixou um saldo de duas mortes e três desaparecidos. Agora a tempestade segue seu caminho esperado em direção à fronteira dos EUA, com chuvas potencialmente perigosas previstas para os estados norte-americano do Arizona e Novo México.

Newton primeiro chegou em terra perto das estâncias de Los Cabos, na terça-feira, como um furação categoria 1, com ventos de 150 km por hora, encharcando a área com chuva torrencial. A tempestade quebrou janelas, derrubou árvores e interrompeu o fornecimento de energia, mas a área foi poupada de danos mais severos como os vistos há dois anos quando foi atingida por uma tempestade mais forte.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um barco de camarão virou no mar agitado do Golfo da Califórnia, matando duas pessoas e deixando três desaparecidos, disseram as autoridades. O barco havia saído do porto de Ensenada e se dirigia para Mazatlan.

Depois de passar pela região de resorts, Newton seguiu em direção ao Norte, numa região pouco povoada da península e, em seguida, atingiu o Golfo durante a noite. Na manhã desta quarta-feira, seu centro estava a cerca de 85 quilômetros a noroeste de Hermosillo, México e a 285 quilômetros a sudoeste de Tucson, Arizona, e estava se movendo para o norte em cerca de 30 quilômetros por hora, com ventos máximos sustentados de 90 quilômetros por hora.

Depois de passar sobre áreas relativamente pouco povoadas, o Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que Newton poderia ir em direção ao sudeste do Arizona nesta tarde, provocando chuvas por lá e em partes de Novo México. "A chuva pesada pode causar ameaças de risco de como enchentes e deslizamentos de terra, especialmente em terreno montanhoso", disse o centro.

Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.