/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Turista capixaba relata momentos de tensão durante terremoto que matou oito pessoas no Chile

O capixaba analista de sistemas Marcos Nonato, que viajou sozinho à capital chilena, contou ao jornal online Folha Vitória que a primeira preocupação foi avisar a família de que estava bem

Redação Folha Vitória
audima
audima
Mesmo com o terremoto, o turista capixaba diz que irá manter os planos de viagem Foto: Reprodução/Facebook
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A viagem de férias de um capixaba começou com um grande susto. O analista de sistemas Marcos Nonato, morador de Vitória, decidiu aproveitar alguns dias de descanso para conhecer Santiago, no Chile. Marcos foi surpreendido, porém, que um terremoto de 8,3 graus de magnitude iria acontecer assim que pisasse em território chileno.

Nonato conta como sentiu o tremor. "Eu cheguei a Santiago por volta das 19 horas. Quando entrei no hotel, fui em direção à recepção, e a recepcionista me pediu para parar. Percebi, então, que a sala estava tremendo. A recepção tem um piso de madeira, e na hora eu não entendi e fiquei pensando 'por que essa sala fica tremendo?'. Daí a recepcionista me disse que era um terremoto", relata.

O capixaba que viajou sozinho à capital chilena conta que a primeira preocupação foi avisar a família de que estava bem. "Na hora tentei ligar pra minha família para acalmar, mas o telefone não completava. Acho que era muita gente ligando. Mais tarde falei com minha família via internet. Agora a comunicação está tranquila".

O terremoto de 8,3 graus de magnitude deixou rastros de destruição pela capital chilena Santiago Foto: Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O terremoto matou oito pessoas e autoridades chilenas chegaram a emitir um alerta de tsunami que foi suspenso horas depois. Cerca de um milhão de pessoas foram retiradas das casas e réplicas do tremor foram sentidas horas após o abalo sísmico.

"A única orientação que tive foi ficar calmo. Me explicaram que depois de um terremoto forte vem outros mais fracos, tanto que acordei de madrugada sentindo um tremor. Me explicaram também para abrir a porta do quarto quando tiver um tremor pois a porta pode empenar e eu ficar preso no quarto. De madrugada, inclusive, eu acordei com um tremor, abri a porta, e depois que passou voltei a dormir", conta o turista capixaba.

Apesar do momento de tensão no país, na próxima sexta-feira (18) é comemorado o dia da independência do Chile. Nonato volta na próxima terça-feira (22) e diz que não vai mudar os planos de férias.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Apesar do fato, as pessoas estão até animadas aqui. Todas as casas têm bandeiras do Chile, parece Copa do mundo no Brasil. Vou aproveitar a cidade e devo também visitar uma estação de esqui", completa.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.