/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cultura: Muqui se prepara para o 65º Encontro Nacional de Folia de Reis

O 65º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é a ação que promove a valorização, o fortalecimento e o resgate da cultura popular, possibilitando um intercâmbio cultural

Redação Folha Vitória
audima
audima
O encontro acontece em Muqui Foto: Divulgação/Governo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No próximo dia 26 de setembro as ruas de Sítio Histórico de Muqui serão tomadas pela alegria, colorido, devoção e musicalidade do catolicismo popular com o 65º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui. O evento reunirá 57 grupos vindos de municípios do Espírito Santo e do Brasil, que participarão de extensa programação.

Ao longo do dia, serão realizadas diversas atividades, como reunião de mestres, cortejos, benção na Igreja São João Batista e apresentação dos Palhaços da Folia. O encerramento será com um show, às 21 horas, no Jardim Municipal.
 
O 65º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é a ação que promove a valorização, o fortalecimento e o resgate da cultura popular, possibilitando o intercâmbio e a troca de informações entre os protagonistas do folguedo: os foliões. Ao longo dessas seis décadas, esse evento tem também estimulado o mapeamento e a identificação dos grupos folclóricos, cujo número tem crescido a cada ano - uma prova da persistência dessa manifestação popular. 
 
Entre as novidades desta edição, está a Tenda Cultural, um novo espaço para apresentações, rodeado de barracas com o melhor do agroturismo local, artesanato e culinária.
 
Muqui possui um acervo arquitetônico e urbanístico que foi construído em função dos ciclos da economia cafeeira. São casas, palacetes, igrejas e prédios públicos tombados pelo município e pelo Estado. Durante o Encontro, os grupos folclóricos e o patrimônio arquitetônico compõem um mosaico colorido e alegre. O casario histórico e a tradição popular criam uma atmosfera acolhedora e, ao mesmo tempo, exuberante para os foliões, turistas e moradores.
 
História
 
Em 1950, foi realizado o Torneio de Folias em Muqui - evento que deu origem ao Encontro Nacional de Folias, sendo, atualmente, o mais antigo e maior encontro de Folias do Brasil. De origem europeia, esse folguedo está ligado às festividades natalinas da igreja. O Encontro também é uma forma de aliar atividade cultural católica e acontece em vários países do mundo. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
 
Confira a programação completa:
 
26/08 – Sábado
07h - Chegada das Folias de Reis de diversas cidades do Brasil (Receptivo)
10h - Abertura Oficial na Tenda Cultural no Jardim Municipal – Centro
13h - Cantoria das Folias de Reis na Tenda Cultural
14h - Reunião dos Mestres – Local: Teatro Neném Paiva - Coordenação; Comissão Espírito-Santense de Folclore.
15h – Cortejo das Folias de Reis em direção à Igreja São João Batista
16h – Benção das Folias de Reis na Igreja São João Batista
17h – Apresentação das Folias, em 12 pontos da Cidade, em homenagem aos Festeiros de Muqui
18h – Grande Encontro na Tenda Cultural – apresentação dos Palhaços de Folias de Reis (Jardim Municipal)
19h – Entrega de Troféu de participação das Folias na Tenda Cultural
20h – Show de Musical – Tenda Cultural (Jardim Municipal)
 
Serviço:
65º Encontro Nacional de Folia de Reis 
Local: Sítio Histórico de Muqui
Dia: 26/09/2015
Entrada livre

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.