/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Jovens criam aparelho que usa planta para carregar celular

Para ligar o chamado "E-Kaia" é necessário enterrá-lo em um vaso ou canteiro. Em uma hora e meia é possível dar uma carga completa no aparelho

Redação Folha Vitória
audima
audima
O equipamento foi criado por três jovens Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um dispositivo, considerado uma alternativa sustentável, chamou a atenção de quem consome muito a bateria do celular. De acordo com a BBC, essa invenção possibilita as pessoas a carregarem os smartphones e tablets usando plantas. Para obter energia suficiente é necessário que a planta esteja bem cuidada.

Ele foi criado por três jovens engenheiras chilenas. Para ligar o chamado "E-Kaia" é necessário enterrá-lo em um vaso ou canteiro. Ele funciona como um circuito que gera cinco volts e 600 miliamperes e se conecta ao celular ou o tablet por meio de um cabo USB. Em uma hora e meia é possível dar uma carga completa no aparelho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo a matéria, as jovens explicaram que “durante o processo de fotossíntese, a planta produz matéria orgânica que transforma energia da luz em energia química. Ao redor das raízes, os micro-organismos se encarregam de processar essa energia que a planta utiliza para crescer e também para gerar elétrons como produtos secundários. O dispositivo captura os elétrons que a planta não precisa para gerar a energia, e por isso ela não é afetada”.

A ideia nasceu em 2009, quando as três jovens estavam na universidade. Com o projeto, elas ganharam um prêmio de inovação do governo chileno. Elas disseram que a ideia agora é deixar o dispositivo mais bonito para ser vendido.

Com informações da BBC.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.