/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pais monitoram filhos na creche para evitar casos de agressão no Estado

Muitas mães demonstram preocupação de colocar as crianças nas creches. No ES, as creches têm investido no videomonitoramento para que os pais possam acompanhar o dia a dia dos filhos

Nenhum
audima
audima
Muitas mães demonstram preocupação de colocar as crianças nas creches Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os últimos casos de agressão contra crianças em creches tem deixado pais e educadores preocupados no país e também no Espírito Santo. Para evitar situações desse tipo alguns estabelecimentos estão investindo na instalação de câmeras para que os pais possam acompanhar a rotina dos filhos quando eles estiverem fora de casa. 

A coordenadora e pedagoga de uma creche de Vitória destaca a importância do monitoramento dentro das salas de aulas. “Traz uma segurança para a gente, enquanto equipe pedagógica, e para os pais também”, pontuou Maristela Aquino.

Muitas mães demonstram preocupação de colocar as crianças nas creches. Como é o caso de Joana Torres que diz ter medo, porém não tem outra alternativa. “Tenho medo, confio desconfiando, deixo porque preciso mesmo, não tem como fazer outra coisa", afirmou. 

Além das câmeras, a escola também registra o cotidiano dos alunos em uma agenda. Os pais conseguem saber o que os filhos fizeram, comeram e até brincaram a partir do registro na agenda. Mas, a psicóloga Jaqueline da Rocha alerta que é preciso atenção. Não basta matricular a criança em uma escola onde tem câmeras, é necessário observar o comportamento do filho dentro e fora de casa.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Crianças que são mais extrovertidas e de repente diminuem essa interação social, passam a ficar mais quietas em casa, dormir mais cedo, não querer brincar, não se alimentar direito, perder a motivação de uma forma geral, podem ser sinais de que está acontecendo alguma coisa na escola”, diz a psicóloga.

Jaqueline destaca que a câmera é importante para confirmar informações. Às vezes a criança fantasia uma história e a câmera ajuda a resolver o problema. E  informa ainda que alguns pais já precisaram utilizar o recurso das câmeras para resolver determinada situação. “Existem casos em que a criança fantasia ao dizer uma coisa, e quando vamos sondar na sala de aula, algumas vezes, a professora diz que aconteceu outra coisa. Então conseguimos visualizar pelas câmeras para verificar a veracidade dos fatos”.

Violência
Uma imagem de uma criança agredida ganhou repercussão na Internet. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Uma mãe dos Estados Unidos denunciou que a filha de 5 anos foi agredida no primeiro dia de aula. Segundo a mãe, a menina foi jogada no chão e espancada por outra criança. A escola afirma que a menina caiu sozinha. A mãe registrou a ocorrência na polícia. Uma campanha até foi feita na internet para ajudar a criança e já foram arrecadados quase 8 mil dólares.

E esse não é o único caso de agressão nas escolas. Na última quarta-feira (03), um grupo de pais de São Paulo registrou uma ocorrência envolvendo funcionárias de uma escola. A ação  foi confirmada depois que o pai de um aluno colocou uma câmera escondida na mochila do filho e flagrou as agressões de uma funcionária e outra assistindo sem reagir.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.