/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Furacão Odile atinge Baixa Califórnia do Sul, no México

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cabo San Lucas - O furacão Odile passou pela costa da península Baixa Califórnia do Sul, no México, na noite de domingo, destruindo fachadas de resorts de luxo e danificando inúmeros carros e janelas de hotéis. Na manhã de segunda-feira os lobbies dos hotéis estavam alagados e tomados pelos destroços.

Odile, que atingiu a costa próxima ao Cabo San Lucas na noite anterior como uma tempestade de categoria 3, derrubou árvores, postes de energia e sinais de trânsito. O jornal Tribuna de los Cabos afirmou que pessoas foram atingidas por pedaços de vidro e um incêndio foi reportado num dos hotéis. O fornecimento de energia elétrica e as linhas telefônicas foram cortados.

Além dos grandes resorts, a região Baixa Califórnia do Sul abriga pequenas comunidades de pescadores.

Após ter chegado a categoria 4 no domingo, a tempestade perdeu força e atingiu a região como um furacão de categoria 2, com ventos máximos sustentados de 155 quilômetros por hora. No aeroporto internacional de Los Cabos 22 voos foram cancelados.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Alguns turistas acamparam no aeroporto, esperando conseguir um voo antes da tempestade, mas todas as operações foram canceladas no final da tarde de domingo. Segundo a Agência Nacional de Defesa Civil do México, 164 abrigos foram preparados para receber 30 mil pessoas em Baixa Califórnia do Sul.

Pela manhã as chuvas cessaram e os ventos diminuíram, permitindo que turistas e moradores saíssem dos abrigos.

Segundo a previsão meteorológica, o furacão Odile vai perder força nos próximos dias. Mas o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) alertou para possibilidade de tempestade perigosa causando grandes ondas, bem como chuvas capazes de provocar deslizamentos de terra e inundações repentinas.

Um aviso de furacão está em vigor nas regiões de Punta Abreojos até Santa Rosalia. As autoridades mexicanas decretaram alerta máximo para as áreas próximas a rota do furacão Odile.

Enquanto isso, o furacão Edouard se fortalece para categoria 2 no Atlântico central com ventos sustentados de velocidade próxima a 165 km por hora. No entanto, a previsão é que esta tempestade se mantenha no mar e não represente ameaça à terra. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.