Governadores mudam agenda do Cosud no ES e lamentam queda de avião em Vinhedo
Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior deixaram o evento em Pedra Azul e retornaram para seus estados após tragédia. Carta da Pedra Azul será lida neste sábado (10)
A tragédia com a queda de um avião com 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), fez as agendas dos governados presentes no 11º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece esta semana em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, serem alteradas no início da tarde.
Logo após o acidente, o governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), ao lado dos demais chefes dos Executivos presentes em Domingos Martins, gravaram um vídeo lamentando a tragédia e informando que haviam decidido cancelar as atividades dos governadores no Cosud.
LEIA TAMBÉM: Incêndio atinge cafeteria tradicional da Praia do Canto
Participam do Cosud, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello, de Santa Catarina (PL), Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, além de Casagrande.
Tarcísio e Ratinho Júnior retornaram para seus estados e os demais governadores, apesar da consternação, decidiram horas depois manter a solenidade deste sábado, às 10h, com a leitura da Carta de Pedra Azul e com a coletiva de imprensa após o evento.
Os governadores gravaram um vídeo se solidarizando com a tragédia.
Veja o vídeo:
Em publicação na rede social X, Casagrande declarou:
"Em solidariedade às vítimas do acidente com o avião que seguia do Paraná para São Paulo nesta tarde, estamos encerrando a agenda dos governadores no 11° COSUD, que seguirá apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas as vítimas dessa tragédia."
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
O 11º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) teve início nesta quarta-feira (8) no Natureza Eco Lodge, tendo as dívidas dos estados e a segurança pública como principais temas a serem debatidos até sábado (10).
LEIA TAMBÉM: Maduro suspende a rede social X na Venezuela por 10 dias
Veja nota divulgada pelos governadores:
Estamos todos reunidos no Espírito Santo, para discutir importantes temas para nossa região e, diante de tamanha tragédia, ficamos muito sensibilizados e nos colocamos à disposição para somar esforços e amenizar a dor deste momento, em que tantas vidas foram perdidas. Estamos encerrando nossa agenda mais cedo, no dia de hoje, em respeito e luto.
Todos os nossos estados estão a postos para mobilizar qualquer tipo de ajuda necessária para as famílias e para a cidade de Vinhedo. Reforçamos nosso integral apoio aos govenadores Ratinho e Tarcísio.
Diante de uma ocasião tão triste e difícil, é necessário estarmos próximos para levar apoio e alento em resposta aos que precisam.
É a empatia que nos move!"