/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

"Gangorra térmica" e onda de calor: fenômenos seguem nos próximos dias no ES

Segundo o Incaper, gangorra térmica, que também é conhecida como amplitude térmica, se refere às temperaturas máxima e mínima no mesmo local e dia

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A semana no Espírito Santo começou com o tempo mais fechado e frio em algumas regiões, entretanto, deve encerrar com tempo aberto, sem chuva e temperaturas mais altas. Esse fenômeno, identificado como amplitude térmica, ou popularmente chamado de "gangorra térmica", tem chamado a atenção no Estado. 

Segundo informações repassadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e mínima em um mesmo dia. 

Leia também: 

> Quem é a médica de 26 anos morta após cair da esteira na academia

> Vídeo mostra tentativa de fuga desesperada de bandidos de casa de luxo em Guarapari

> Adolescentes são detidos suspeitos de planejar ataque a creche no ES

"A variação tem sido acentuada, especialmente nas regiões Serrana e Sul, onde as noites mais frias contrastam com os dias quentes. O fenômeno ocorre devido à combinação de fatores como alta pressão atmosférica, baixa umidade do ar e a topografia do Estado", descreve os metereologistas do Incaper. 

Diante do fenômeno, é descrito que a Região Sul, com suas áreas elevadas, é uma das mais afetadas pela amplitude térmica. As temperaturas mínimas podem chegar a 12°C nas áreas mais altas, enquanto as máximas ultrapassam os 32°C nas áreas menos elevadas. 

Já a Grande Vitória também tem registrado altas temperaturas, com mínimas em torno de 18°C e máximas que podem chegar a 31°C.

Estado permanece com influência de uma onda de calor

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo o Incaper, além disso o Espírito Santo permanece sob a influência de uma onda de calor, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, principalmente nas regiões Sul e Noroeste do Estado. 

"Essa condição atmosférica, caracterizada pela ausência de nuvens e intensa radiação solar, resulta em um aquecimento significativo do solo e do ar", disse. 
Carregando...

Confira a previsão para o fim de semana:

Sábado (17): será de Sol com poucas nuvens em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% à tarde no sudoeste do estado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Domingo (18): previsão de tempo estável em todo o Estado, com predomínio de sol e sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar permanece abaixo dos 30% à tarde no sudoeste do Estado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.