/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cocô gigante: médicos tiram 20 kg de fezes de intestino de mulher

Caso bizarro ainda é mistério para especialistas. Vítima de doença chamada constipação foi internada às pressas e fez cirurgia; veja o que aconteceu

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Reprodução redes sociais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Após um período de constipação severa de mais de 10 dias, uma mulher chinesa precisou passar por uma cirurgia de emergência na última segunda-feira (7), para a retirada de fezes endurecidas, de cerca de um metro de comprimento e 20 quilos. 

Com forte pressão no peito e sensação de falta de ar, uma paciente de 53 anos procurou o Primeiro Hospital da Universidade de Zhejiang e informou mal conseguir sair da cama devido às intensas dores causadas pelo inchaço no estômago.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As informações foram compartilhadas por meio de uma postagem nas redes sociais feita pela própria Universidade, localizada no leste da China. 

Ainda segundo a publicação, a mulher identificada como Hua sofria com dificuldades para evacuar há 5 anos. 

Ao serem informados da situação, os médicos do hospital realizaram uma série de exames preliminares e perceberam a existência de uma grande quantidade de fezes endurecidas no intestino da moça, identificada como Hua. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
No local, cirurgiões especialistas decidiram interná-la com o intuito de realizar uma cirurgia de emergência, ainda de acordo com a postagem na plataforma chinesa Weibo. 

O caso viralizou na internet e alguns usuários destacaram que a massa endurecida seria "semelhante a uma cobra píton". 

Devido à repercussão internacional, a imprensa do país declarou que a mulher permanece internada, em recuperação, mas passa bem, segundo o Uol.

CONSTIPAÇÃO

A chamada constipação intestinal acontece quando pessoas passam mais de um dia sem ir ao banheiro e pode levar a sérias doenças quando não cuidada a tempo.

Irritabilidade, mal-estar, dor de cabeça, sensação de tontura, cansaço, náuseas e até mesmo palpitação podem ser alguns dos sintomas do organismo constipado. As consequências podem se agravar com o passar do tempo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O ideal é evacuar a cada 24 horas, dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior.

O QUE FAZER

Para a nutricionista Estela Reginatto, é aconselhável beber água de acordo com o seu peso, para isso é necessário um cálculo: "Multiplique 35 ml de água x seu peso. O resultado é o volume de água que você precisa consumir ao dia".

Exemplo: 65 x 35 = 2.275 ml de água ao dia

Inserir na sua alimentação alimentos fibrosos como folhas verdes, saladas em geral, castanha, óleo de coco, sementes como gergelim, abóbora e linhaça, ajudam aumentar o volume do bolo fecal. 

"Um intestino saudável está com a sua microbiota repleta de bactérias boas, que são os chamados lactobacilos, eles são responsáveis por manter o equilíbrio e a saúde do nosso intestino. Esses lactobacilos estão presentes no nosso intestino naturalmente e se proliferam na presença de alimentos como: alho, cebola, alho-poró, maçã, cacau em pó, biomassa de banana verde, castanhas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes). Mas essas bactérias do bem também podem ser destruídas quando consumimos em excesso alimentos inflamatórios como os refinados, que são os açúcares, refrigerantes, biscoitos e sucos açucarados", explicou Estela.

LISTA: COMO MELHORAR A SAÚDE DO INTESTINO

1 - Beber água: aumentar o volume de água vai ajudar a melhorar o “trânsito intestinal”;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

2 - Praticar atividade física diariamente: a atividade física, mesmo que uma caminhada, aumenta os movimentos peristálticos do intestino e consequentemente aumenta o trânsito intestinal, facilitando a evacuação;

3 - Consumir alimentos ricos em fibras e boas gorduras: vegetais folhosos, castanhas, óleo de coco, semente de linhaça, semente de abóbora, coco seco, biomassa de banana verde são alguns exemplos. 

ENTENDA: VEJA DICAS DO QUE FAZER

Dica 1. Colocar uma colher de sobremesa de óleo de coco no café com um pouco de canela todos os dias pela manhã. 

O óleo de coco é um potente auxílio quando consumido pela manhã no seu café ou o seu chá, ele aumenta a permeabilidade intestinal e vai te ajudar a evacuar. Realize essa ação todos os dias pela manhã.

Dica 2. Suco laxante eficiente: Uma laranja descascada em pedaços + 3 ameixas secas (deixar de molho em água quente por 2 horas) + ½ mamão papaya + 1 colher de sobremesa de óleo de coco (5 ml) + 100 ml de água gelada + 2 cubos de gelo.

Modo de preparo: Leve ao liquidificador e bata. Tome pela manhã em jejum até que seu intestino se regularize.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Dica 3. Biomassa de banana verde: melhora o funcionamento intestinal, pois o amido resistente presente na biomassa atuam tanto como um probiótico estimulando a proliferação de “bactérias do bem” no intestino, como pode contribuir para o crescimento dos microrganismos probióticos, que são as bactérias do bem.

Leia a matéria completa em: Suas fezes mostram como está a saúde do seu intestino



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.