/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Índice de suicídio na Terceira Ponte é zerado após instalação de grade

Desde outubro de 2022, uma redução no número de pessoas que tiraram a própria vida na Terceira Ponte

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Entre os meses de outubro de 2022 e julho de 2023 não foram registradas ocorrências de pessoas que cometeram suicídio, ou seja, tiraram a própria vida na Terceira Ponte. Os dados foram divulgados pela Rodosol, concessionária que administra a via.

Segundo o órgão, após a instalação das grades de proteção no local foi registrado, a partir do mês de outubro de 2022, uma redução no número de pessoas que tiraram a própria vida na Terceira Ponte. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entretanto, em quatro anos, desde o ano de 2020, 28 pessoas tiraram a vida no local. Segundo os dados, foram registradas: 9 ocorrências em 2020;  13 no ano de 2021; cerca de 6 no ano de 2022. Já em 2023, não foram registradas mortes no local. 

Veja os índices divulgados: 

Carregando...

Já quando os dados remetem às tentativas de suicídio, foi verificado inicialmente um aumento entre os anos de 2020 e 2021, passando de 90 para 121 tentativas. Entretanto, é apresentada uma redução no ano de 2022, com 87 casos. 

No ano presente, de 2023, foram registrados até o momento 31 pessoas que tentaram tirar a vida na Terceira Ponte. 

Carregando...
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em entrevista ao Folha Vitória, a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Andresa, destacou que já foram realizadas duas simulações da equipe para caso uma pessoa esteja na situação de tentativa de suicídio. 

"Nesse caso, vamos fazer a mesma ação de resgate do caso de uma pessoa que cair, um acidente na ciclovia. Vamos usar uma escada para descer até a vítima, que estará na ciclovia", explica a capitão. 

Durante a abordagem, ela explica que serão utilizadas técnicas para ganhar a confiança da pessoa.

"Pode ser uma operação mais demorada, muitas vezes demora mais minutos do que a gente imagina, mas é uma vida", disse. 

A capitão também lembra que, em muitos casos, as pessoas podem acionar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária quem deseja conversar por telefone, email, chat e voip.

O acesso pode ser realizado por meio do site cvv.org.br ou por meio do número 188. 

LEIA TAMBÉM: Ciclovia da 3ª Ponte: saiba como serão as operações de resgate de ciclistas

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.