/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Pé no chão! Homem está sem usar sapato há 8 anos e revela benefícios

"Fico com pedaços de vidro presos nos pés, mas minha pele está tão grossa que isso não acontece", diz o homem que tomou atitude bizarra; entenda caso e veja história

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Reprodução / Instagram

Um homem britânico de 39 anos contou ter parado definitivamente de usar calçados há 8 anos. 

Para Ben Donnelly, músico e compositor, "a vida é muito curta para se usar sapatos". 

As informações foram divulgadas pelo Metro.co, da Inglaterra. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em entrevista, Ben contou que os músculos estão mais fortes e ele sente menos calor, além disso, afirmou que os pés cheiram melhor do que quando utilizava calçados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Duas ou três vezes ao ano eu fico com pedaços de vidro presos em meus pés e preciso retirá-los, mas minha pele está tão grossa agora que isso não acontece muito", contou. 

Ainda de acordo com o músico, a ideia de não utilizar calçados começou quando ele estava na universidade. Apesar de ainda andar com sapatos, Ben passou a utilizá-los com menos frequência. 

Aos 31 anos, porém, o britânico aderiu à ideia definitivamente e não possui um par de sapatos há muito tempo. 

Nas redes sociais, Ben aparece participando de trilhas em diversos lugares do Reino Unido e em outros países, como índia, Bulgária e Noruega. Além disso, o músico dispensa qualquer calçado em partidas de futebol e em bares. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"É raro quando alguém pisa nos meus pés, mas a dor é temporária. Uma vez eu estava em um trem lotado e uma pessoa pisou nos meus pés por completos 5 minutos. Aquilo foi doloroso", comentou. 

Ainda em entrevista, Ben admitiu gostar da sensação de pisar em vidro, mas detesta a textura do veludo.

"Nunca gostei de andar em veludo, mas graças a Deus eu não preciso fazer isso com muita frequência", finalizou. 

CASO NÃO É 100% INCOMUM 

Além de Ben, Fiona Thornton, também britânica, contou que deixa de usar os sapatos com certa constância. Segundo ela, a atitude já gerou algumas situações inusitadas com estranhos. 

"As pessoas vêm até mim e perguntam se sei que estou descalça. Uma vez, um carro parou ao meu lado e me perguntaram se poderiam comprar um par de calçados para mim. Quando eu estava em Londres, uma jovem começou a tirar as meias para me dar", explicou. 

Apesar dos encontros constrangedores, Fiona contou perceber que o estilo de vida descalço está gradualmente se tornando mais popular.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Quando eu estava fazendo uma caminhada no ano passado, vi uma pessoa também caminhando descalça. Então penso que as pessoas estão se acostumando mais a ideia", disse. 

"Às vezes sou abordada por pessoas em restaurantes e preciso lembrá-las educadamente de que posso ficar descalça. O mundo está mudando tanto, as pessoas são muito mais abertas agora", finalizou. 

PÉ RESSECADO

No imaginário coletivo, pés descalços significar mais saúde para os membros inferiores. Ao Folha Vitória, a dermatologista Juliana Drumond explicou que não é bem assim.

Existem alguns hábitos que são mitos e que, em vez de melhorarem, pioram o aspecto dos pés. Confira alguns fatores que, segundo a dermatologista, acabam promovendo o ressecamento dos pés.

1 - Andar descalço o dia todo

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Estamos passando mais tempo com os pés descalços, o que acaba “engrossando” a pele. Isso ocorre porque a sola fica em contato direto com o chão e há mais atrito, principalmente nos calcanhares. A pele reage para se proteger, gerando aquele aspecto áspero. O mesmo acontece com quem usa muitos sapatos abertos.

2 – Lixar os pés

Ao contrário do que a maioria pensa e faz, não é recomendado lixar o pé, principalmente se tiver fissuras. O corpo reage gerando uma pele ainda mais espessa na área lixada, o que é conhecido como efeito rebote. Para remover as células mortas e estimular a circulação, prefira a esfoliação durante o banho, no máximo uma vez por semana.

3 - Água quente

O que vale para a pele do corpo, também vale para os pés. Evite banhos quentes e demorados. Isso só piora a situação, causando mais ressecamento.

4 - Deixar o local úmido

Esse é um dos erros mais comuns: após o banho, se esquecer de enxugar bem os pés, inclusive entre os dedos. Pior ainda se colocar logo meia e sapato. A umidade em lugar quente e fechado se torna o lar perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

5 – Hidratar na hora errada

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A melhor hora para hidratar os pés é após o banho e antes de dormir. A pele vai estar limpa e você ficará mais tempo com o produto, o que facilita a absorção. Um bom truque é usar meias de algodão para potencializar a hidratação noturna. Não se esqueça de hidratar as unhas.

Leia a matéria completa em: Beleza: veja cinco erros que podem deixar os pés ressecados

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.