/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

É preciso usar colete nas embarcações do aquaviário? Tire suas dúvidas

Operação do novo modal começa na manhã da próxima segunda-feira, 21 de agosto

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O novo aquaviário será inaugurado neste fim de semana e começa a operar na próxima segunda-feira (21). A população capixaba e turistas vão poder usar as embarcações para circular entre Vitória, Vila Velha e Cariacica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista à equipe da TV Vitória/Record TV na manhã desta sexta-feira (18), o secretário de Estado de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, detalhou alguns pontos sobre a operação do sistema aquaviário. Tire as suas dúvidas no ponto a ponto a seguir: 

Quais as rotas do aquaviário?

Segundo o secretário, por enquanto, o aquaviário terá duas rotas: uma entre Vitória e Vila Velha, e outra entre Vitória e Cariacica.

Passageiros que desejam sair de Cariacica para Vila Velha terão que seguir até a estação de Vitória, na Praça do Papa, e trocar de embarcação.

LEIA TAMBÉM: Wi-fi e ar-condicionado para passageiros: veja as novidades do aquaviário

Como e onde embarcar no aquaviário?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O novo modal terá três pontos de embarque. Em Vitória, a estação fica na Praça do Papa. Em Vila Velha, fica na Prainha. Já em Cariacica, o ponto de embarque fica em Ponto de Santana.

Para embarcar é preciso utilizar o CartãoGV, o mesmo já utilizado nos embarques nos ônibus do Sistema Transcol. Quem não tem o cartão, pode adquirir nos terminais ou pontos de autoatendimento espalhados pela Grande Vitória, inclusive nas estações do aquaviário. 

Qual o valor da passagem? Terá integração com o Transcol?

A tarifa do novo aquaviário será a mesma do Transcol, atualmente R$ 4,50. Haverá integração com o sistema Transcol. Ou seja, quem embarcar nos ônibus e, em seguida, utilizar o aquaviário, pagará passagem apenas no primeiro embarque.

LEIA TAMBÉM: Acesso à ciclovia da 3ª Ponte será feito de graça e sem CartãoGV

Será preciso usar coletes dentro das embarcações? 

Não. Durante a entrevista, Damasceno explicou que os coletes estarão disponíveis em todas as embarcações, como medida de segurança, mas o uso não é obrigatório durante a viagem. O número máximo de passageiros não poderá ultrapassar o limite, por conta dos equipamentos de segurança.

Qual o horário de operação do aquaviário?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O aquaviário irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h30. No sábado, o funcionamento será de 8h as 18h e, aos domingos, das 9h às 15h.

LEIA TAMBÉM: Presídios do ES terão energia solar até 2024, diz secretário

Os pontos de embarque e desembarque serão acessíveis?

De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana, todos os pontos de embarque e desembarque foram projetados obedecendo às normas de acessibilidade vigentes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.