/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Chuva de meteoros promete espetáculo no céu no fim de semana

O pico da chuva de "perseidas" ocorre na madrugada de domingo (13), quando cerca 100 meteoros poderão ser observados no céu por hora

Gabriel Barros

audima
audima
Foto: OpenClipart-Vectors | Pixabay
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um novo fenômeno astronômico deve abrilhantar o céu nos próximos dias. Depois da superlua na primeira semana de agosto, agora será possível acompanhar uma chuva de meteoros.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a Star Walk, empresa que desenvolve pesquisas e aplicativos para a observação de estrelas e fenômenos astronômicos, a chuva de meteoros perseidas deve ter o pico na madrugada de domingo (13). Cerca 100 meteoros poderão ser observado no céu por hora. 

As perseidas são meteoros brilhantes e abundantes. É uma das chuvas mais populares e entra na lista dos eventos astronômicos mais espetaculares e esperados anualmente. Geralmente, ele ocorre entre julho e agosto.

LEIA TAMBÉM: Superlua e lua azul: agosto terá fenômenos raros no céu

Nesse ano, o pico acontece três dias antes da lua nova de agosto, período em que o céu estará escuro e possibilitando maior visibilidade. Esse fenômeno ocorre em menos intensidade até 24 de agosto.

Qual horário e de onde observar a chuva de meteoros? 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De projeto Exoss, que atua em parceria com outras instituições para o estudo de meteoros e bólidos, a posição geográfica do Brasil não favorece a observação do fenômeno. Mesmo assim, será possível observá-lo em menores proporções. 

"A posição mais favorável será para as regiões do Norte e Nordeste, pois o ponto de origem dos meteoros no céu estará mais alto nessas regiões, enquanto para as latitudes mais ao sul a taxa de meteoros será bem menor", explicou o astrônomo Marcelo de Cicco. 

LEIA TAMBÉM: CNH Social: Veja a lista dos selecionados para tirar carteira de graça

Marcelo explica que, no Espírito Santo, o fenômeno poderá ser observado, a depender do tempo, com menor intensidade.

O melhor horário para presenciar o fenômeno será a madrugada de 13 de agosto, entre 03h30 e o amanhecer.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.