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Valor investido em marketing representou 11,7% do orçamento total das empresas

O marketing digital tem aumentado sua participação no orçamento total de marketing das empresas, chegando a 57%, segundo pesquisa da CMO Survey 2022.

Dino - Divulgador de Noticias
audima
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Foto: Divulgação/DINO

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Na pesquisa da CMO Survey em Fevereiro de 2022 feita com 320 executivos de empresas de diferentes portes, verifica-se que o Marketing Digital representa 57% desse valor. A grande maioria das empresas brasileiras realiza investimento em marketing digital. Isso é o que aponta a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, a qual revelou que 94% das organizações usam essa estratégia para crescer.

Por que qualquer empresa deve ter um bom investimento em marketing digital? Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, o que corresponde a um aumento de 3,6 pontos percentuais somente em relação ao ano anterior. Assim, cada vez mais as pessoas estão conectadas ao mundo virtual.

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Além disso, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de adquirir um produto, conforme estudo realizado pela Math Ads. Diante desse cenário, a cada dia que passa, mais empresas adotam o marketing digital como estratégia de crescimento, de modo que a empresa que não investir na área provavelmente perderá clientes para a concorrência.

O marketing digital permite que se possa captar clientes em todo o país e até mesmo no exterior, diferentemente de algumas estratégias mais tradicionais que restringem o alcance da empresa a uma cidade, região ou estado. Um dos principais objetivos do marketing digital é gerar mais visibilidade ao negócio. Para isso, são utilizadas técnicas que visam posicionar a página da empresa entre as primeiras a aparecerem quando um potencial cliente pesquisa algo relacionado ao produto que é comercializado ou serviço que é prestado.

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Como o marketing digital proporciona um amplo alcance com controle de variáveis geográficas, demográficas, interesses e outras dimensões relacionadas ao público-alvo, é possível atrair mais clientes e aumentar o faturamento do negócio.

As ações de marketing digital atingem diretamente os consumidores com maior probabilidade de serem convertidos em clientes. Por exemplo: para investir em um anúncio pago, devem ser informadas determinadas características do potencial cliente, como gênero, faixa etária, localidade e renda. Assim, sempre que uma pessoa com esse perfil buscar algum assunto relacionado ao segmento de atuação desejado, a página da empresa será apresentada a ela.

Vale destacar que o marketing digital possui orçamentos com ordens de grandeza bem diferentes das mídias tradicionais como televisão, rádio e outras. Mais ainda, a título de exemplo, é possível pré-definir o limite máximo de investimento e acompanhar as métricas de desempenho das campanhas em tempo real, a fim de avaliar se os anúncios estão oferecendo o retorno esperado ou não. Esses são os principais motivos para o crescimento da representatividade dele no orçamento das empresas, conforme mostrou a pesquisa da CMO Survey de 2022.

Quais são as melhores estratégias para realizar o investimento em marketing digital?

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Do mesmo modo que se pode pagar para uma emissora, jornal ou revista para que o negócio seja divulgado a quem consome esses canais de comunicação, também é possível pagar para aparecer nos primeiros resultados do Google, em banners de portais de conteúdo, anúncios em redes sociais e no intervalo de um vídeo no YouTube.

As mídias pagas poderiam, ainda, ser outro caminho, posto que, segundo o Google, os anúncios podem aumentar o reconhecimento da marca em até 80%. Além disso, convém mencionar que, de acordo com a Unbounce (2019), visitantes oriundos de pesquisa paga têm 50% mais chances de fazer uma compra do que visitantes orgânicos. Marketing de Conteúdo é um tipo de estratégia que visa produzir conteúdo de qualidade e altamente relevante para o público-alvo a partir de blog posts, imagens, newsletters, e-books, infográficos e vídeos, por exemplo, a fim de construir um relacionamento de confiança com o potencial cliente, ganhar credibilidade e se tornar referência no assunto. 

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Para se ter uma ideia da eficiência do marketing de conteúdo, já foi constatado que 47% dos compradores conferem de três a cinco conteúdos da empresa antes de entrarem em contato com o representante de vendas. Já o SEO trata-se de um conjunto de estratégias que objetivam posicionar uma determinada página da internet entre os primeiros resultados apresentados pelas ferramentas de pesquisa, como o Google e o Bing. Assim, é interessante apostar no SEO, pois 93% do tráfego on-line é direcionado por mecanismos de buscas, segundo pesquisa da WebFX. As redes sociais possibilitam a divulgação da empresa por meio de conteúdos, anúncios pagos e influenciadores digitais, por exemplo.

Vale destacar que, para a estratégia dar certo, é preciso saber quais são as redes sociais utilizadas pelo público-alvo para não acabar aplicando dinheiro em mídias pouco ou nada utilizadas pelos potenciais clientes.

Qual deve ser o investimento em marketing digital?

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Seria fundamental fazer uma análise financeira mais profunda para analisar como esse orçamento poderia ser alocado sem comprometer os números globais. Outro fator que deve ser avaliado é de onde vem a maior parte dos clientes. Se for do ambiente virtual, é interessante investir de 12% a 15% do lucro. Do contrário, se o marketing da sua empresa não depender exclusivamente do espaço digital, indica-se investir de 3% a 5%.

Caso seja desejado abrir uma empresa que ainda não possui lucro para poder calcular o investimento em marketing digital, o valor pode ser baseado no cálculo do capital inicial e, assim, verificar se é o suficiente para aplicar nas estratégias definidas ou se é preciso acumular mais capital.

Como o marketing digital permite mensurar o desempenho das estratégias em tempo real, após colocar em prática as ações adotadas, é possível ajustar o investimento conforme os resultados forem obtidos. Outra forma de identificar qual deve ser o investimento em marketing digital é contar com o apoio de ferramentas tecnológicas, como uma calculadora de orçamento de marketing.

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