"Foi o famoso livramento divino", diz turista do ES que caiu de paraquedas no mar da Colômbia
O empresário José Lucas Figueiredo estava com a esposa, Amanda Lozer, quando despencaram de um paraquedas na Ilha San Andrés
Um passeio de paraquedas sobre o mar azul e calmo da Ilha San Andres, na Colômbia, se transformou em um pesadelo para um casal capixaba. Após uma virada repentina no tempo, Amanda Lozer e José Lucas Figueiredo despencaram do paraquedas e caíram no mar.
Recém-casados, Amanda e José Lucas estavam fazendo um tour por diversos países e o último destino escolhido foi a Ilha San Andrés, na Colômbia.
O objetivo seria aproveitar a calmaria e o clima bucólico das águas colombianas, mas na última quinta-feira (28) o tempo mudou e uma forte ventania alterou o rumo da programação.
Para o passeio, o casal optou pela modalidade "Paraseio", que é quando o paraquedas é puxado por uma lancha.
O rapaz contou que na região as mudanças bruscas de tempo são constantes e foi em uma dessas alterações que o pânico começou.
"Deu para reparar nas primeiras fotos e vídeos que a gente estava fazendo, o tempo estava lindo, mas no final chegava a ficar escuro e foi nessa hora que começou a tempestade, o vento e o desespero de olhar para baixo e vendo o barco lutar para não ser virado", contou Lucas.
José Lucas lembrou que a todo o instante as pessoas que estavam na tripulação tentavam equilibrar o peso no barco na tentativa de não virar no mar.
Em caso de acidente, a recomendação é acionar o sistema de segurança puxando uma válvula que fica próximo às cordas do paraquedas. Por precaução, José disse que chegou a treinar esse acionamento mais de uma vez.
"Logo que eu entrei no passeio eu tive a preocupação em ensaiar esse movimento porque não era algo tão simples. Tinha que fazer uma força para alcançar. Eu treinei umas duas vezes", explicou.
"Nosso corpo estava sendo jogado em direção à cidade"
Em entrevista ao programa Fala ES, da TV Vitória, José contou o que viu durante os segundos da queda.
Além do medo do impacto e do resultado, o casal temia pela proximidade da areia. "Nosso corpo estava sendo jogado em direção à cidade", disse o turista.
A queda livre deixou o casal completamente em pânico, mas José contou que, apesar do impacto com a água, ele e a esposa Amanda estão bem. Por causa da queda, os dois tiveram alguns hematomas leves e ele ficou com um machucado na cabeça. José e Amanda não precisaram de atendimento médico e ambos estão passando bem. Após o susto, os dois vão seguir com as férias pela América do Sul.