Dino (divulgador de notícias)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Crescimento da indústria de games favorece investimentos, diz especialista

Dados do mercado revelam crescimento a nível mundial e nacional; empresário comenta os resultados da indústria de games e as principais oportunidades de investimento na área

Dino - Divulgador de Noticias
audima
audima
Foto: Divulgação/DINO
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Desde que surgiram, há algumas décadas, os videogames são sinônimo de diversão. Mas, para além daquele público infantojuvenil que historicamente se associou a esta forma de entretenimento, há, hoje, um público adulto que também está conectado a este lazer. Desta forma, tal mercado movimenta cerca de US$ 200 bilhões (R$ 1,028 bilhão) ao ano, segundo projeções da Newzoo, plataforma de dados do universo dos games.

Ainda segundo a análise da Newzoo, o número de jogadores de videogame aumentou 27% nos últimos cinco anos. Em 2022, 3,1 bilhões devem jogar games em todo o mundo. Nos próximos dois anos, esse número deve avançar 12%.

A nível nacional, o público de jogos eletrônicos é de 74,5%, de acordo com a PGB (Pesquisa Game Brasil). Em sua nona edição, o balanço indica que essa é uma marca histórica, considerando a um alta de 2,1 pontos percentuais em relação ao dado de 2021.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ao lado do fortalecimento da indústria de games, outro elemento demonstra que os jogos, cada vez mais, vêm se tornando uma peça de destaque no mercado: os eSports. Segundo a edição anterior da PGB, os esportes eletrônicos se tornaram mais conhecidos por 81,2% dos jogadores, uma alta de 32,8 pontos em relação ao levantamento precedente. Com isso, 49,2% dos jogadores têm conhecimento sobre NFTs e 63,8% sobre metaverso.

Para Renan Linhares, CEO da Studio Games - maior rede de entretenimento digital e educação gamer do Brasil -, os números positivos e suas projeções são a constatação de que o mercado de games se tornou protagonista.

“O setor é uma oportunidade para o surgimento de novas empresas que invistam nestas novas demandas e que, consequentemente, impulsionarão, ainda mais, o crescimento do mercado no Brasil e no mundo", afirma.

Confinamento impulsionou o mercado de games

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na visão do empresário, o aumento pode ser atribuído ao período de distanciamento da pandemia de Covid-19, durante o qual as pessoas ficaram em casa e recorreram a plataformas de jogos para passar o tempo e interagir com os amigos à distância. 

Com efeito, 72,2% dos participantes da PGB 2022 afirmaram que passaram mais tempo jogando ao longo da crise sanitária, ao passo que 57,9% afirmaram ter marcado mais sessões de partidas virtuais com amigos. Resultado disso, a receita da indústria de games passou de US$ 179,1 bilhões para US$ 192,7 bilhões entre 2020 e 2021 - um acréscimo de 7,6%.

“É preciso reconhecer que a monetização do setor, em diversas áreas - como com as lives de streamers, grandes campeonatos, times de eSports e, até mesmo, jogos NFT - alavancaram o interesse geral do público e do mercado para os games", diz ele.

Investimento da indústria de games

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com Linhares, os números do mercado de jogos representam um cenário promissor para os investidores se sentirem seguros quanto ao seu futuro. “As pesquisas e índices do mercado são indicações de que há muito espaço para o setor continuar crescendo. Logo, há muita oportunidade de entrada, o setor está longe de atingir o pico e o potencial de receita”.

Para concluir, o CEO da Studio Games destaca que as melhores oportunidades estão nos serviços e ferramentas de infraestrutura. “À medida que o setor amadurece, é necessário ter a visão de que esse público precisa ser acolhido também fisicamente”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.studiogames.art.br/

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.