/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Chuva "gigante" de meteoros poderá ser vista nesta madrugada no ES

Para os moradores da Grande Vitória ou de centros com muita iluminação, no entanto, a observação pode ficar prejudicada.

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução R7 / Wikipédia
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os amantes da astronomia terão uma surpresa na madrugada desta quinta-feira (12)! Uma chuva de meteoros, considerada gigante, poderá ser contemplada no céu do Espírito Santo.

O coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico, Márcio Malacarne, explica que o melhor ambiente para observação são as regiões escuras.

"É uma chuva de meteoros, e será possível ver milhões de riscos luminosos, que popularmente são conhecidos como estrelas cadentes. E podem ser vistos a olho nu, mas quanto mais escuro estiver a região, melhor será a observação", ressaltou Malacarne.

Fenômeno poderá ser visto do Parque da Fonte Grande, na Capital

"O maior fenômeno, o Perseidas, é uma chuva de meteoros, vindos em uma mesma direção. O ano todo temos chuvas de meteoros, mas esse promete ser gigante", concluiu Malacarne.

Para quem mora na Grande Vitória, uma boa opção para assistir a chuva de meteoros é o Parque da Fonte Grande, segundo o coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico

Confira o calendário com os principais fenômenos:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

- Conjunção Lua na direção de Vênus: dia 11, após o pôr-do-sol; O GOA fará uma transmissão ao vivo com convidado da área;

- Chuva de meteoros Perseidas: 11 e 12 de agosto. De acordo com o Observatório será a melhor chuva do ano devido a fase da Lua Nova. Serão dezenas de meteoros por hora. Porém, tem que estar longe da iluminação das cidades. O melhor horário é na madrugada do dia 12.

- Júpiter em oposição, ou seja mais fácil para observar: 19 de agosto. Melhor noite de observação. Visível a noite toda. Este é o melhor mês para observar o planeta gigante.

- Conjunção dos planetas Mercúrio e Marte: dia 18, após o entardecer, ambos estarão mergulhados na luz crepuscular. Para observar é necessário ter um horizonte Oeste bem visível.

- Saturno e Júpiter em conjunção com a Lua quase Cheia: dias 20 e 21 de agosto (um dia antes da Lua Cheia (22/08), respectivamente. Ambos são os astros mais visíveis no horizonte Leste, após anoitecer.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.