CORONAVÍRUS

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Retomada: lojas de shoppings já podem abrir aos sábados e restaurantes aos domingos. Veja os horários!

A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (6) e vale para os municípios do Espírito Santo enquadrados em Risco Baixo e Risco Moderado

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Shopping Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os shoppings dos municípios capixabas enquadrados em Risco Baixo e Moderado, no 16º Mapa de Risco Covid-19, estão autorizados a reabrir aos sábados. A medida, anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante coletiva na tarde desta quinta-feira (6), já começa a valer a partir deste fim de semana. 

Desta forma, as lojas dos centros comerciais passam a funcionar de segunda a sábado, de 12h às 20h. Crianças menores de 12 anos, no entanto, continuam proibidas de frequentar os empreendimentos. Além disso, os restaurantes, que só estavam autorizados a funcionar de segunda a sábado, de 12h às 16h, tiveram o horário ampliado e agora podem ficar abertos até às 18h, inclusive aos domingos, o que antes não era permitido. 

Depois de 74 dias de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os shoppings puderam reabrir no dia 1º de junho, após decisão tomada durante reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado. O coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e diretor do Shopping Vitória, Raphael Brotto, destaca que, após 60 dias de funcionamento com abertura de segunda a sexta-feira, já havia uma expectativa em torno da reabertura aos sábados. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"O sábado, teoricamente, é o melhor dia de vendas dos shoppings. Então, feito 60 dias de funcionamento e com os números dos indicadores da covid-19 em queda, a gente criou uma expectativa de que ele viesse. Foi feito um pleito ao governo pedindo o retorno e isso foi contemplado no dia de hoje, cumprindo nossas expectativas. Os shoppings são ambientes seguros, estamos super preparados e entendemos que esse sábado que vai voltar é muito importante, destaca.

Em relação às vendas no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9),  ele afirma que o desafio agora é fazer com que as pessoas se acostumem novamente com a ideia de que os shoppings voltaram a funcionar aos sábados e elas ganharam mais um dia para fazer suas compras. 

"Vamos correr atrás para divulgar ao máximo porque as pessoas perderam esse hábito de ir aos shoppings aos sábados. Como elas não sabiam que seria liberado, possivelmente houve uma antecipação das compras para o Dia dos Pais. Depois de ficarem tanto tempo sem frequentar aos finais de semana, é um desafio as pessoas entenderem e ficarem sabendo que neste sábado já vai abrir", pontua. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Restrição de entrada para menores de 12 anos
Durante a coletiva, o governador Renato Casagrande falou sobre a decisão de manter a proibição da entrada de menores de 12 anos nos shopping centers e explicou que as crianças são consideradas do grupo de risco para covid-19. 

"A entrada continua proibida. Ainda não alteramos essa medida. Tem estudos dizendo que o risco da criança ser contagiada e transmitir é pequeno, mas tem outros que mostram que é grande, então estamos ainda com segurança porque todos precisam de cuidado, mas especialmente os grupos de risco. Pode ser que os estudos nos levem a retirar, mas neste momento ainda consideramos crianças grupo de risco e estamos tomando todos os cuidados com elas, assim como com os idosos", explicou. 

Sobre a medida, Raphael Brotto afirmou que foi feito um pedido ao governo para a liberação da entrada de menores de 12 anos, visto que estabelecimentos voltados para esse público estão prejudicados. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Esse foi um pedido nosso também. Pedimos a liberação sabendo que o lazer, como cinema e recreação, por exemplo, não vai voltar. Pedimos que abaixo de 12 anos pudesse voltar a frequentar principalmente porque operações destinadas à esse público ainda nem abriram, ou se abriram, fecharam. Então é um segmento que está sofrendo muito e a gente espera que o governo decida ampliar esse público. Enquanto isso, pedimos a colaboração dos pais, para que levem documentos que comprovem que a criança tem 12 anos ou mais, que é a idade permitida para circulação dentro dos shoppings", conclui Raphael. 

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado e dez em Risco Alto. 

RISCO ALTO: Águia Branca, Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ibiraçu, Mucurici, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vila Pavão.

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO

Foto: Governo do Estado


MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

Foto: Governo do Estado


MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO ALTO

Foto: Governo do Estado


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.