/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Promotoria da Itália ordena apreensão de Open Arms e desembarque de migrantes

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Promotoria de Agrigento, na ilha da Sicília, na Itália, ordenou nesta terça-feira, 20, a apreensão do navio humanitário espanhol Open Arms e o desembarque imediato dos cerca de 90 migrantes que continuam a bordo da embarcação no porto de Lampedusa.

A tensão aumentou no navio de resgate à deriva no litoral sul da Itália quando 10 imigrantes a bordo pularam no mar e tentaram nadar até a praia, segundo a instituição de caridade espanhola que opera a embarcação.

O navio Open Arms, que está no mar há 19 dias, pedia para levar os imigrantes majoritariamente africanos para a terra, apesar da proibição italiana à atracação de navios de resgate particulares.

A Itália argumenta que assumiu responsabilidade demais com a imigração de africanos para a Europa, e seu ministro do Interior diz que navios de instituições de caridade se tornaram "táxis" de traficantes de pessoas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Nove pessoas se atiraram na água tentando desesperadamente chegar ao litoral de Lampedusa. Nossos salva-vidas e agentes da Guarda Costeira italiana estão tentando resgatá-los. A situação está fora de controle", tuitou a Open Arms.

Mais cedo, a entidade tuitou que outro imigrante havia saltado no mar e publicou um vídeo dele nadando em direção à praia, apesar de seu caminho estar bloqueado por um barco da Guarda Costeira.

Relembre

"Dia 19: uma noite de pânico e um homem na água", tuitou a entidade. "A noite começou com uma retirada médica urgente, e hoje de manhã um homem pulou na água tentando alcançar a terra diante de seus olhos. A situação é de desespero."

O homem em questão, um sírio, foi resgatado pelas autoridades italianas e está sob seus cuidados, disse uma porta-voz do Open Arms. (Com agências internacionais)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.