/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Já tirou sua CNH? Processo de emissão ficará até 20% mais barato a partir do mês que vem

A queda no valor se deve às mudanças anunciadas pelo Contran

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com as mudanças anunciadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que prevê o fim da obrigatoriedade das aulas no simulador e a redução das aulas práticas para as categorias A e B, o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficará até 20% mais barato a partir de setembro.

Antes, o número total de aulas práticas exigidos para tirar a carteira da categoria B (automóveis de até 8 lugares) era de 25 horas, de modo que 5 eram realizadas em período noturno. Com a medida, as aulas noturnas passam para apenas uma hora/aula.

Já a categoria A (motocicletas, motonetas e triciclos), teve sua quantidade de aulas práticas inalteradas, permanecendo em 20 horas/aula. A mudança se deu apenas ao período noturno, no qual suas aulas reduzidas para apenas uma, inicialmente, eram quatro.

Fim do simulador

O fim da obrigatoriedade do simulador, fixada desde 2014 foi justificado pelo Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas: “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, com excelentes níveis de segurança no trânsito, não há essa obrigatoriedade”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Porém, não ser obrigatório não significa que este, será extinto. Alunos que se veem necessitados da utilização do equipamento, podem optar por esse treinamento, porém com um limite de 5 horas/aula. Para isso, é necessário que o o Centro de Formação de Condutores (CFC) em que o aluno está cadastrado possua o equipamento. Essa capacitação deverá ser feita antes das aulas práticas em vias públicas.

Autorização para conduzir ciclomotor

Também foram suspensas durante um ano, a necessidade de aulas teóricas e práticas para tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), a qual permite rodar com ciclomotores até 50 cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”.

Será necessário apenas a realização da prova teórica e prática. Depois desse período, as aulas cairão de 20 para 5, podendo ser feitas em um ciclomotor particular.

Com essas medidas, o governo visa uma redução de custo 15%. As medidas entrarão em vigor a partir de 15 de setembro.

Com informações do Edital Concursos Brasil!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.