Imóveis de traficantes no Espírito Santo vão ser leiloados pelo Governo Federal
As propriedades estão localizadas nos municípios da Serra, Cariacica, Guarapari, Vitória e Vila Velha
Dezesseis imóveis localizados no Espírito Santo estão na lista da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para serem leiloados. Os bens foram apreendidos em operações contra o tráfico de drogas e estão listados em painel georreferenciado lançado em julho pelo governo.
As propriedades estão localizadas nos municípios da Serra, Cariacica, Guarapari, Vitória e Vila Velha. Além de dois apartamentos em Guarapari, constam na lista lotes e salas comerciais.
Mais de 600 imóveis encontram-se na mesma situação em todo o país. Entre eles, apartamentos em áreas nobres, fazendas e chácaras. São Paulo é o estado com mais bens na lista (134), seguido do Mato Grosso do Sul (91), Minas Gerais (79), Rio Grande do Sul e Paraná (47, cada) e Rio de Janeiro (43).
A ideia da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) é colocar todos à venda e utilizar os recursos para financiar ações de combate ao tráfico e projetos de prevenção ao uso de entorpecentes. De acordo com o órgão, 143 imóveis já estão prontos para serem vendidos e devem ser leiloados pelo governo ainda neste ano. Não há estimativa dos valores que poderão se arrecadados.
Segundo o governo, a nova prática do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) diminui a burocracia e facilita que esses bens sejam alienados o quanto antes, gerando recursos para políticas antidrogas.
Saiba mais
Os imóveis do Funad têm origem no perdimento de bens apreendidos em processos criminais relacionados ao tráfico de drogas e demais crimes previstos na Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas). Seu registro é realizado no sistema GFUNAD (sistema que promove a guarda e gerenciamento de dados dos bens do fundo) a partir das informações encaminhadas pelo Poder Judiciário à Senad.