/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Alunos do curso de barbeiro transformam visual de atendidos de albergue de Vitória

O curso, que começou em julho, encerra suas aulas no próximo dia 4 de setembro

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Prefeitura de Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

"Estou me sentindo muito melhor. Posso dizer até que mais bonito. Um corte simples (raspado em baixo e mais altinho em cima) e a barba feita me deixaram feliz". A afirmação é de Sérgio Santos, um frequentador do Albergue para Migrantes, localizado em Mário Cypreste, atendido por um dos alunos do curso de barbeiro oferecido pelo projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado.

Luciano dos Santos fez questão de dar nota ao serviço e ao tratamento recebido. "Nota 10. O menino tem habilidade com a máquina. Ele conseguiu consertar um corte que tinha feito. Antes paguei R$ 15,00 e não gostei. Aqui fiz de graça e ficou muito bom. Nem parece que ele é aluno, que ainda está aprendendo".

Os elogios deixaram o aluno do curso Breno Neves, de 19 anos, ainda mais confiante em seguir a profissão de barbeiro. "Eu só brincava de cortar o cabelo de algumas pessoas da minha família. Com o curso, já começo a sonhar em ter minha barbearia. Sei que preciso de mais experiência e juntar dinheiro. Mas já sonho com meu espaço", revelou o aluno mais novo da turma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Já o aluno Brendo Ramos Araújo, de 24 anos, disse que quer ser reconhecido pela qualidade do seu ofício. "Estou me esforçando muito. Quero continuar a aprender, quero trabalhar e fazer o melhor que puder. Quero ver as pessoas levantando da cadeira, olhando para o espelho com aquele ar de satisfação e felicidade".

E quem acha que barbearia é lugar só para homens ainda não viu a aluna Denise do Amaral nas aulas práticas do curso. Além da concentração, leveza e habilidade no manejo dos equipamentos, Denise ainda recebe cada 'modelo' com um belo sorriso no rosto. "Para mim é um privilégio participar desse curso. Estou fazendo o que eu gosto. Tenho amor pelo que estou aprendendo e tendo a oportunidade de aplicar. Quero crescer até montar minha própria barbearia".

Projeto

Denise, Breno e Brendo fazem parte da turma de 15 alunos do curso de barbeiro do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho/Gerência de Qualificação do Trabalhador (Semcid), em parceria com o Procon Vitória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O curso, que começou em julho, encerra suas aulas no próximo dia 4 de setembro, e na próxima semana, a aula prática de atendimento será para os usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.