/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Após a realização da 3ª Caminhada, Apae Guarapari prepara a 7ª Noite Solidária

A Apae agora prepara a 7ª Noite Solidária que acontecerá na quinta-feira (23)

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As celebrações da semana nacional da pessoa com deficiência, em Guarapari, começaram no último sábado (18) com a 3ª Caminhada da Pessoa com Deficiência, na orla da Praia do Morro. O evento foi realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município e contou com a presença de pais, alunos e funcionários da instituição, além da Banda da Apae de Marataízes.

Um dos participantes da caminhada foi o professor de capoeira dos alunos da Apae Guarapari, Ediberto de Souza Pereira, o Mestre Feijão. “Sinto-me honrado em estar aqui e em poder dar aula para eles. Tenho um aprendizado diário muito grande, de pureza e amor. Eles nos ensinam que mesmo com dificuldades, o dia nunca pode estar ruim. É muito gratificante essa troca”.

A presidente da Apae Guarapari, Luciane Cerutti, destacou a importância desse semana para os alunos da instituição. “Durante a semana eles realizam diversas atividades externas como almoço e lanche em restaurantes, cinema e passeio de trenzinho. É um momento muito importante para eles, é quando se mostram a sociedade dizendo que são iguais, vivem da mesma forma, tem vida social, que a única coisa que precisam é de respeito. Essa é a mensagem da semana, não a discriminação”, descreveu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para Luciane, o caminho para essa igualdade ainda é muito longo, mas que já houve uma melhora na convivência. “O caminho não é fácil, a sociedade ainda tem o olhar discriminatório para com os excepcionais. Às vezes o preconceito acontece dentro da própria casa”.

“Temos muito que melhorar, principalmente o poder público. Os sistemas inclusivos das escolas são muito falhos, precários e não tem profissionais capacitados, um descaso. Não pode ter apenas o aluno na sala e ele não fazer nada”, relatou a presidente da Apae acrescentando que temos que ter um olhar de carinho e respeito para qualquer tipo de pessoa com deficiência, seja ela múltipla ou intelectual.

7ª Noite Solidária

E as comemorações não param por aí, a Apae Guarapari realizará na próxima quinta-feira (23) a 7ª Noite Solidária no Cerimonial Belvedere, no Jardim Santa Rosa, a partir das 19h. Luciane explicou que o valor é R$ 50 com direito a sorteios de bingo, buffet com comida de boteco, salgadinhos, doces e bebidas não alcoólicas. “Será uma noite agradável com música ao vivo e muita solidariedade”.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.