/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Qualificação profissional gratuita em Vitória garante emprego e renda para capixabas

Os cursos de qualificação profissional contaram com quase 130 vagas

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O aperfeiçoamento profissional pode fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou mesmo ajudar o trabalhador a conseguir uma renda extra em momentos difíceis. É isso que buscam alunos de seis cursos gratuitos de qualificação que estão em andamento na capital: informática básica, cabeleireiro assistente, doces e bombons, docinhos infantis, tortas doces e tortas salgadas.

"Comecei há um ano a atuar na área de alimentação. Tenho uma food bike para a venda de doces, bolos, bolos no pote e bombons. Estou participando da oficina de tortas doces para me aperfeiçoar. Este é o terceiro curso que faço, e está dando muito certo. É preciso melhorar sempre e ter novidades para conquistar os clientes", ressaltou a empreendedora Mayara Assunção Miranda.

Para a salgadeira e confeiteira Andrea dos Santos Nascimento, essa oportunidade, por meio da parceria entre a Associação das Obras Pavonianas e a Prefeitura de Vitória, é muito importante para fazer a diferença. "Nunca fiz curso de qualificação, mas agora quero me aprimorar para poder dar continuidade ao trabalho. O mercado está crescendo e estou sentindo necessidade de melhorar o meu produto e conseguir um resultado final melhor para o cliente", apontou.

Volta ao mercado de trabalho

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Já a jovem Analice de Oliveira está buscando conhecimento e uma nova oportunidade profissional para poder voltar ao mercado de trabalho. "A área de beleza é um segmento de que gosto e que considero ter facilidade em aprender. Nunca trabalhei como profissional, mas em casa costumo fazer o cabelo de amigos e irmãs", contou a aluna do curso de cabeleireiro assistente, ressaltando que ter o próprio salão é uma meta futura.

A colega de turma Eliana Rosa da Silva, que já atua como cabeleireira, dá força a ela e diz que é preciso estar ligada nas novidades sempre. "Tenho meu salão de beleza há dois anos e, desde então, procuro me aperfeiçoar. É preciso fazer isso sempre que possível. E cursos de qualificação como esse são fundamentais e nos ajudam a fazer a diferença", destacou.

Sonho e oportunidade

Para a copeira Leonice Farias, participar do curso de informática básica é a realização de um sonho para poder usar o computador que tem em casa e, também, uma oportunidade que a ajudará a ter condições de fazer um curso profissional na área de Enfermagem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Não sabia nada de informática, mas agora estou conseguindo aprender um pouquinho. Quero deixar de ser uma analfabeta digital. Está difícil, mas estou conseguindo. Até o final do curso estarei craque. Estou realizando um sonho. Além disso, a informática vai me ajudar no curso técnico de Enfermagem, que quero fazer em breve", contou.

Perfil

A gerente de Qualificação do Trabalhador da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Fabiana Santos de Oliveira Gomes, destacou que a qualificação profissional é fundamental para o ingresso e a permanência do trabalhador no mercado de trabalho, principalmente, em momentos de crise econômica.

"Atualmente, nota-se uma mudança no perfil do público que tem procurado os cursos ofertados. Com a crise e o desemprego, mesmo pessoas com alta escolaridade e qualificação têm buscado alternativas de trabalho e de complementação de renda. Por isso, foram pensadas formações que possibilitem um retorno mais rápido em termos de geração de renda".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A gerente destaca que a parceria com a Associação das Obras Pavonianas tem sido fundamental para a promoção dos cursos e oficinas de qualificação profissional. "Tem sido uma soma de forças na busca do mesmo objetivo, que é a qualificação profissional para a geração de trabalho e renda", afirmou.

Capacitações

Os seis cursos de qualificação profissional contaram com 126 vagas: Doces e bombons (18); Docinhos infantis (18); Tortas doces (18); Tortas salgadas (18); Informática básica/Matutino (18); Informática básica/vespertino (18); e Cabeleireiro assistente (18).

Eles foram oferecidos por meio de uma parceria entre a Associação das Obras Pavonianas de Assistência (AOPA), Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e o Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.