/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Oficinas para incentivar artesãos à economia criativa começam em setembro em Viana

Participarão os artesãos que estiveram presentes na palestra 'Design do Artesanato', realizada em agosto

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Seis oficinas estão no cronograma de atividades do Programa de Gestão e Desing no Artesanato para os artesãos de Viana. O ciclo de atividades faz parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas para fomentar a economia criativa no município. A primeira oficina será no dia 16 de setembro, com o tema Design e Criatividade, às 8 horas, no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede. 

As capacitações serão ministradas pela equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A iniciativa faz parte do Programa 'Cidade das Artes', da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo e, do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense (Gerar). Durante os encontros, os artesãos participarão de oficinas que envolvem desde o processo de criação até formação de preço, além de comercialização de produto final.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, as oficinas fazem parte de um conjunto de ações para incentivar o trabalho desses profissionais. “Nosso objetivo é estimular as atividades artesanais como fonte de renda. Além do vínculo cultural, o objetivo é ainda incentivar a profissionalização do artesão. Estamos dando esse suporte para que, futuramente, eles estejam com o projeto consolidado”, explica.

As oficinas serão ministradas uma vez por semana, durante seis semanas seguidas, para turma com capacidade máxima de 20 profissionais. Ao final, os participantes podem solicitar o certificado de conclusão. Além da capacitação “Desing e Criatividade”, estão previstas no cronograma palestras sobre Microempreendedor Individual (MEI), além de oficinas de Design e Criatividade, Design e Identidade, Design e Processos, Design e Embalagem, Gestão e Formação de Preço e Gestão e Comercialização.

Ciclo de Atividades

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A palestra “Design no Artesanato” deu início ao ciclo de atividades com os artesãos do município. O workshop foi realizado no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede, no último dia 15 de agosto, e contou a participação de aproximadamente 30 artistas do município.

O objetivo do curso é trazer aos artesãos do município aprimoramento em suas atividades, assim como os conceitos de artesanato e design, o artesão e o ambiente de trabalho, casos de sucesso, entre outros conteúdos com incentivo à economia criativa.

Confira a programação das oficinas:

16/09 – Design e Criatividade

23/09 – Design e Identidade

30/09 – Design e Processo

07/10 – Design e Embalagem

14/10 – Gestão e Formação de Preço

21/10 – Gestão e Comercialização

Local: Centro de Qualificação Profissional, Viana Sede.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.