Feira Internacional de Artesanato começa nesta sexta-feira em Vitória
Dentre as participações internacionais estão países como Índia, Egito, África do Sul, Japão, Indonésia, Paquistão, Turquia, França, Grécia, Peru, Quênia, República Tcheca e Senegal
Culturas, artes e tradições de várias partes do mundo vão invadir a capital capixaba. A partir desta sexta-feira (05), a cidade de Vitória vai receber a 14º edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração, a Feincartes. O evento acontece entre os dias 05 e 14 de agosto e vai reunir cerca de 150 expositores de 13 países e 12 estados brasileiros, que vão trazer novidades em objetos de decoração, arte, moda e beleza. A feira será na Arena Camburi Eventos, em uma área de 3,4 mil metros quadrados.
Segundo a diretora da Feincartes, Maria Mathias, a expectativa é de que cerca de 60 mil pessoas visitem o local. Ela conta que os capixabas terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e tradições seculares de diversos países e adquirir peças produzidas de forma artesanal por um preço mais acessível.
“O grande diferencial da feira é a participação dos próprios artesãos no evento, que apresentam suas peças e demonstram um pouco de suas histórias, raízes e experiências. Esse contato direto dos expositores com os visitantes é bastante enriquecedor e uma oportunidade única de conhecer como as peças são produzidas”.
Dentre as participações internacionais estão países como Índia, Egito, África do Sul, Japão, Indonésia, Paquistão, Turquia, França, Grécia, Peru, Quênia, República Tcheca e Senegal. Já entre os estados brasileiros, artesãos capixabas e do Norte ao Sul do país participam do evento. “Nesta edição, a feira terá um mix de mais de 10 mil produtos. São artigos que traduzem o que tem de melhor no artesanato brasileiro e mundial, entre móveis, peças decorativas, acessórios, joias e confecções”, revela Maria Mathias.
A feira estará aberta para visitação das 15 às 22 horas, todos os dias. A entrada será no valor de R$ 8,00. Crianças de até 12 anos são isentas da cobrança do ingresso e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Sobre alguns expositores internacionais
Turquia e seus encantos
Direto de Istambul, Muhammet Sali Pala participa de mais uma edição da Feincartes. Entre os destaques estão peças em cristal turco, considerado um dos melhores do mundo. No espaço destinado à Turquia, os capixabas também vão encontrar luminárias em vitrais de mosaico, artigos em cerâmicas pintadas à mão, conjuntos de taças, jarras e muito mais.
Divindades da Indonésia
A arquitetura, as manifestações culturais e a simpatia do seu povo fazem da Indonésia uma mistura de mistério e magia. Representando um pouco da cultura do país, a Feincartes contará com esculturas de animais e de divindades, máscaras tribais e de Buda, móveis e diversas peças em madeira.
Joias de Senegal
O designer de joias Cheikh Ahmed Tidiane, mais conhecido como Cheeks lançará sua nova coleção na Feincartes. Nascido no Senegal, Cheeks mora em Paris e também atua como DJ em Florença, na Itália. Com um trabalho consolidado na Europa e nos Emirados Árabes, o designer vem pela primeira vez ao Estado para apresentar toda versatilidade de suas criações, produzidas com esmeraldas, rubis, turmalinas e pérolas.
Do Egito para Vitória
O bailarino e professor de dança oriental Ashraf Mahdy participa de mais uma edição do evento. Ele será o responsável pela Tenda Egípcia, com um mix de peças que retratam a cultura de seu país. Entre as novidades estão os papiros egípcios, roupas para dança do ventre, os famosos lenços, além de esculturas e cerâmicas. Para deixar o ambiente ainda mais alegre, Ashraf promete fazer breves apresentações com derbake, o principal instrumento de percussão na música árabe.
Índia
Berço do hinduísmo e do budismo e com uma fusão de várias crenças, a cultura indiana encanta a todos. A Feincartes vai reunir várias expressões artísticas do país. Entre as peças estão móveis em marchetaria, pashminas, tapetes, joias ,capas de almofadas em patchwork e colchas. Roupas e acessórios em estilo indianos também faze, sucesso, como batas, camisas e vestidos.
África do sul
Peru
O que existe de mais tradicional e famoso no artesanato andino são os espelhos e papiros em molduras pintadas com pó de ouro, expressado as representações religiosas. Também fazem sucesso as cerâmicas, os enfeites de paredes e as peças de decorativas.
Japão
Panelas de cerâmica, vasos e muitas peças em cerâmica e porcelana.
Serviço
Data: 05 a 14 de agosto
Horário de funcionamento: Todos os dias das 15 às 22 horas
Local: Arena Camburi Eventos – Avenida Norte Sul, Jardim Camburi, Vitória.
Ingresso: R$ 8,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia. Crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas.
Mais informações: (27) 3209-1276 / 3209-1277
Instagram: @feira_feincartes
Fanpage: www.facebook.com.br/feirafeincartes