/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Exposição traz cigarro gigante para conscientização no Dia Nacional de Combate ao Fumo em Vitória

Cerca de 45 alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 2º ano do ensino médio farão exposições sobre os perigos e malefícios do fumo, com cartazes cheios de dados

Redação Folha Vitória
audima
audima
A exposição acontece dentro de um cigarro gigante, com estrutura metálica de 12 metros de comprimento Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Um dos caminhos para diminuir o problema que mata mais de cinco milhões de pessoas por ano, é a conscientização. 

Pensando nisso, um grupo de estudantes do Colégio Adventista de Vitória decidiu dar o recado de uma forma bem criativa. Nesta segunda-feira (29), quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma ação promete chamar a atenção de quem passar próximo ao Shopping Vitória, na Enseada do Suá. 

Um cigarro gigante, com estrutura metálica de 12 metros de comprimento por 2,04 de altura/largura ficará em frente a Assembleia Legislativa. Além disso, caveiras, réplicas de órgãos, encenação e até caixão serão usados. Professores, uma enfermeira e uma fisioterapeuta especialista  em doenças cardiorrespiratórias também participam da ação. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Cerca de 45 alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 2º ano do ensino médio participam de exposições sobre os perigos e malefícios do fumo, com cartazes cheios de dados, além de venenos do cigarro, expondo substâncias como amônia. 

No final, a ação conta com uma proposta diferente para os fumantes: trocar o cigarro por uma maçã. Além do acordo saudável, será possível realizar um teste de pico de fluxo respiratório e receber material informativo sobre a temática. 

"Entendemos que educar para o tabagismo é o primeiro passo para evitar o vício", explica a orientadora responsável, Gláucia Storch.

O “cigarrão” estará aberto para visitas, dos dias 30/8 à 02/09 na escola, nos horários de entrada e saída para pais de alunos; e das 10h30 às 11h30 e das 16h às 17h30, para a comunidade.

Curso

Todos que fizerem o tour serão convidados a participar ou chamar amigos para um curso de quatro dias sobre como deixar de fumar. O evento será realizado entre os dias 29 de Agosto e 01 de Setembro, no auditório da escola.  Médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais ministrarão palestras e dinâmicas práticas para auxiliar no início de tratamento.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo um dos organizadores, o professor Carlos Eduardo Petter, o participante também recebe uma medicação para tratamento contínuo à base de nitrato de prata e caulim (espécie de argila). “ Estamos preparando uma programação impactante e com muita informação para servir de pontapé inicial para quem quiser largar o vício”, explica.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.