/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Foz do rio Doce não secou, afirma Agência Nacional de Águas

Encontro entre representantes do órgão com entidades regionais de recursos hídricos e meio ambiente debateu as condições da bacia do rio Doce

Nenhum
audima
audima
Rio teve seu volume reduzido, mas não está secando, dia Ana Foto: Rose Duarte
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Foi realizada nesta terça-feira (18) em Vitória uma reunião para debater a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que banha os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. O encontro teve a presença de representantes da Agência Nacional de Águas (Ana) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh), além de técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a assessoria da Ana, a reunião de trabalho foi realizada para condensar as informações de cada um dos órgãos a fim de subsidiar qualquer tomada de decisão quanto ao uso das águas do rio. Ficou mantida a não imputação de qualquer restrição quanto a utilização da nascente; mesmo com a redução do volume de água, de acordo com a avaliação do órgão regulador, não há necessidade de racionamento.

Quanto aos problemas de abastecimento detectados em Colatina e Governador Valadares, município mineiro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce informou que trata-se de um defeito na regulagem das bombas de captação e não falta de água. 

A Agência Nacional de Águas informou ainda que acompanha a bacia e o curso do rio ininterruptamente desde 2010 e reiterou que a foz do rio Doce, que nasce em Minas Gerais e deságua no Espírito Santo, não está seca.

A bacia do Doce

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O rio Doce nasce em Minas Gerais, nas Serras da Mantiqueira e do Espinhaço, e percorre 850 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico. Sua bacia hidrográfica abriga aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, distribuídos em mais de 200 municípios mineiros capixabas, perfazendo um total de 86.715km2.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.