/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Diretor da AIEA rebate críticas sobre inspeção nuclear no Irã

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nova York - O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Yukiya Amano, responsável por conduzir a investigação sobre as atividades nucleares do Irã, defendeu sua atuação nesta quinta-feira, criticando as alegações de que a agência teria dado o controle das inspeções ao Irã.

O acordo secreto entre o Irã e a AIEA, sobre como conduzir a investigação, foi firmado no mesmo dia que o acordo nuclear entre o país e as potências do P5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Rússia, mais a Alemanha), e tornou-se o principal foco de críticas do Congresso norte-americano.

Em um comunicado divulgado no final da quinta-feira, Amano afirmou que está legalmente proibido de detalhar o acordo com o Irã. A agência tem contratos de confidencialidade com dezenas de outros países.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Entretanto, eu posso afirmar que os termos da negociação são consistentes com nossas práticas. Eles não comprometem nossos padrões de nenhuma maneira", disse Amano. "O acordo entre a AIEA e o Irã é bastante robusto, com um calendário rigoroso, o que nos ajudará a esclarecer ações do passado e atuais sobre o programa nuclear iraniano", declarou.

Os críticos do acordo afirmam que a investigação parece estruturada de uma maneira a favorecer o Irã e previnem o país de dar reais explicações sobre suas ações no passado. Além disso, alegam os críticos, o acordo dá ao Irã controle demais sobre as inspeções na base militar de Parchin, aonde acredita-se que o governo simulou explosões.

Amano ainda disse que está consternado com declarações que sugerem que a AIEA deu ao Irã o poder de decisão sobre as inspeções nucleares. Ele afirmou que "essas declarações não representam a maneira como iremos conduzir esse importante trabalho de verificação". Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.