/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Bairros de Vitória terão mais 2 mil vagas em rotativo

A primeira área a receber os parquímetros será o entorno da Leitão da Silva, com 354 vagas de rotativo, devido à entrega da primeira etapa de ampliação da avenida

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Sistema de estacionamento rotativo otimiza o espaço público e facilita a vida dos motoristas Foto: Divulgação/Prefeitura/Douglas Schneider

Com o objetivo de garantir ao maior número de pessoas o acesso às vagas de estacionamento nas ruas, o rotativo será ampliado na capital. Os parquímetros otimizaram o espaço público no Centro, na Praia do Canto e em Santa Lúcia e, com isso, chegaram pedidos de outras comunidades para receber o sistema. 

Ao todo, serão criadas cerca de 2 mil vagas de rotativo na região da Leitão da Silva, Parque Moscoso, Vila Rubim, Cidade Alta, Bento Ferreira (na região dos restaurantes e nas redondezas da Prefeitura) e Enseada do Suá (entorno do Tribunal de Justiça) até setembro de 2016. 

A primeira área a receber os parquímetros será o entorno da Leitão da Silva, com 354 vagas de rotativo, devido à entrega da primeira etapa de ampliação da avenida. As ruas de acesso à via passarão a ter os equipamentos: rua Dr. Eurico de Aguiar (1ª e 2ª quadra), rua Arnaldo Magalhães Filho (1ª e 2ª quadra), rua Olímpio Lírio (1ª e 2ª quadra), avenida Rio Branco (1ª e 2ª quadra), rua Misael Pedreira (1ª e 2ª quadra), rua Elias Tommasi Sobrinho, rua Desembargador Gilson de Mendonça (1ª quadra), rua Constante Sodré (1ª e 2ª quadra), rua Frederic Lagassa (perto da rua Eurico de Aguiar) e rua Carlos Alves.

Outras regiões que receberão parquímetros

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As outras áreas programadas para receber o estacionamento rotativo são: região do Parque Moscoso, com previsão de ter 153 vagas com parquímetros em seis ruas; região da Vila Rubim, onde cerca de 120 vagas terão parquímetros em duas ruas; região da Cidade Alta, onde haverá 494 vagas em 12 ruas; e região de Bento Ferreira e Enseada do Suá, com cerca de 780 vagas distribuídas em 12 ruas.

Ao todo, serão quase 2 mil vagas com parquímetros. Atualmente, há 2.999 vagas no sistema de estacionamento rotativo distribuídas nos bairros Praia do Canto, Santa Lúcia e Centro.

Participação popular

Segundo o subsecretário de Trânsito, Fernando Repinaldo, a antecipação do cronograma para aumento do número de vagas dentro do sistema de estacionamento rotativo, que já estava previsto desde o início da licitação, deu-se em virtude da demanda da população nos locais com condições técnicas de receber esse tipo de equipamento. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Todas as regiões que receberam parquímetros ou estão na previsão de receber passaram por avaliações técnicas e tiveram apoio da maioria da população que reside ou tem comércio no local", explicou Repinaldo.

Fernando ressalta ainda que o principal objetivo da instalação do sistema de estacionamento rotativo é democratizar o espaço público. "Onde há muita disputa por estacionamento, é comum que uma vaga fique ocupada o dia inteiro pelo mesmo carro. Com o rotativo, um carro só poderá permanecer no mesmo local por até três horas, obrigando a vaga a ficar disponível ao longo do dia para outro veículo. Por isso, nas áreas onde o parquímetro já foi instalado, os usuários e comerciantes estão satisfeitos e agora essas regiões sempre têm vagas disponíveis para estacionar".

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.