/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Templo de Salomão é marco histórico para o País, dizem autoridades

Sede mundial da Igreja Universal, o templo comporta mais de 10 mil pessoas sentadas e foi construído com base em citações da Bíblia. A área equivale a 16 campos de futebol

Redação Folha Vitória
audima
audima
Templo é a sede mundial da Igreja Universal  Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Templo de Salomão, maior obra religiosa do País, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (31) no Brás, região central de São Paulo. Diversas autoridades, políticos e representantes da comunidade judaica compareceram à cerimônia de abertura, que começou por volta das 19 horas. 

Com 100 mil metros quadrados e capacidade para 10 mil pessoas, a nova sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus se tornou o maior espaço religioso do País. 

Na primeira fila, juntamente com o bispo Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal, e sua esposa, Ester Bezerra, sentaram-se a presidente da República, Dilma Rousseff, e o vice, Michel Temer; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a primeira dama, Lu Alckmin; e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Também compareceram ao evento o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça Maria Elizabeth Rocha.

Entre as autoridades do Estado de São Paulo, compareceram o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini; o procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; e o presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, além de diplomatas, presidentes de empresas públicas, secretários de Estado e representantes da Rede Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV.

Além de destacarem a grandiosidade da obra, as personalidades presentes também apontaram o legado e a importância do Templo de Salomão para São Paulo e para o País. Para o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, o templo é um marco porque vai além da questão religiosa.

A cerimônia

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Às 18 horas, uma hora antes do início oficial da celebração, a orquestra e coral Toccata executava “Ah! Que dia!”, com letra de Cristiane Cardoso, cantada em italiano. Os músicos executaram ainda outros clássicos da música gospel, como “Eu Creio” e “Creio em Ti”. As canções prosseguiram até as 19 horas.  

Na esplanada do Templo (parte externa, em frente à porta principal), os levitas — selecionados entre obreiros da Universal — vestiam-se de branco. A cor representa a vida limpa dos escolhidos.  

Às 19h20, a réplica da Arca da Aliança — urna em que ficaram guardadas as pedras dos Dez Mandamentos — começou a ser transportada, pelas ruas do Brás, por seis levitas. Às 19h25, clarins anunciaram a chegada da Arca no Templo de Salomão. O manto sobre a urna foi retirado. Trabalhada em ouro, com dois querubins em sua parte superior, a Arca foi transportada, pelo tapete vermelho, até o interior do templo, passando pela porta principal do local, recém-aberta.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O momento simbolizou a entrada de Deus no Templo de Salomão. Às 19h30, um coral africano, com roupas coloridas, entoou o cântico “Junto a Ti”. Em seguida, a orquestra tocou o Hino de Israel e, em seguida, o Hino Nacional Brasileiro.

Com informações do R7  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.