/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Avião iraniano cai após decolagem e deixa 39 mortos

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Teerã - Um avião de uma empresa regional do Irã caiu neste domingo enquanto decolava da capital, Teerã, matando 39 pessoas e deixando 9 feridas, segundo o vice-ministro dos Transportes e de relatos dos meios de comunicação locais.

O vice-ministro dos Transportes, Ahmad Majidi, divulgou os dados mais recentes à televisão estatal, que anteriormente havia informado que todas as 48 pessoas a bordo haviam morrido.

A aeronave, um IrAn-140 comumente usado em voos domésticos, caiu perto do aeroporto Mehrabad, em Teerã, informou a agência estatal de notícias Irna.

O avião era operado pela Sepahan Air e tinha como destino Tabas, cidade que fica no leste do Irã. A aeronave decolou às 9h20 (horário local, 1h50 em Brasília) e caiu pouco depois.

A televisão estatal disse que os corpos de algumas vítimas sofreram queimaduras tão graves que não puderam ser identificados. Para isso, serão necessários exames de DNA.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Integrantes da Guarda Revolucionária trabalharam para impedir o acesso ao local do acidente enquanto equipes de segurança e de resgate analisavam os escombros na medida em que curiosos se aglomeravam no local, pouco depois do incidente.

O avião ficou destruído, mas a cauda, praticamente intacta, separou-se da fuselagem e foi parar numa rodovia próxima.

O IrAn-140 é um bimotor turboélice que tem como base tecnologia ucraniana. A aeronave é montada sob licença no Irã. Trata-se de uma versão do Antonov An-140 e pode levar até 52 passageiros.

Mehrabad, localizado no oeste de Teerã, é o mais movimentado dos dois aeroportos que servem a capital iraniana e opera principalmente voos domésticos. A maioria dos voos internacionais parte e decola do aeroporto internacional imã Khomeini.

O Irã tem registrado uma série de acidentes aéreos, na maioria das vezes em razão do envelhecimento da frota e da falta de manutenção. Muitas das aeronaves fabricadas pela Boeing pertencentes à estatal Iran Air foram compradas antes da Revolução Islâmica de 1979, que interrompeu do país as relações com os Estados Unidos e a Europa.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo especialistas, as companhias aéreas iranianas, dentre elas as estatais, sofrem com falta de recursos, o que prejudica a manutenção das aeronaves. As sanções norte-americanas impedem o Irã de atualizar suas aeronaves fabricadas nos Estados Unidos e tornam difícil a compra de peças de reposição de origem europeia. Com isso, o país teve de recorrer aos aviões russos, muitos da era soviética para os quais também é difícil adquirir peças de reposição após a queda da União Soviética.

Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.