/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Atentados matam pelo menos 30 pessoas no Iraque

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Bagdá - Atentados em Bagdá e na cidade de Kirkuk mataram pelo menos 30 pessoas no Iraque neste sábado, um dia após um ataque a uma mesquita sunita que aumentou as tensões sectárias do país.

Na cidade rica em petróleo Kirkuk, três bombas explodiram em um distrito comercial lotado, matando 19 pessoas e ferindo outras 112, informou o chefe-adjunto da polícia de Kirkuk Tarhan Abdel-Rahman.

Em Bagdá, um homem-bomba levou um carro carregado de explosivos à porta da sede da inteligência, matando seis civis e cinco agentes de segurança, informou um policial. Ele disse que outras 24 pessoas ficaram feridas.

Os ataques aconteceram depois do presidente do parlamento Salim al-Jabouri informar que um

comitê de segurança e legisladores estão investigando o ataque de sexta-feira contra uma mesquita de um vilarejo da província de Diyala, a nordeste da capital, que matou mais de 60 pessoas.

Não ficou claro se o ataque na vila de Imam Wais foi realizado por milicianos xiitas ou insurgentes do grupo Estado Islâmico (anteriormente chamado de Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL), que tem avançando em áreas sunitas e xiitas mistas em Diyala e é conhecido por matar outros muçulmanos sunitas que se recusam a se submeter à sua interpretação rigorosa da lei islâmica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Desde o início deste ano, o Iraque enfrenta ataques do grupo extremista Estado Islâmico e militantes sunitas aliados, que tomaram grandes áreas no oeste e norte do país. O grupo assumiu a segunda maior cidade do Iraque, Mosul, em junho, e, desde então, declarou um Estado islâmico no território

sob seu controle no Iraque e vizinha Síria. Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.