/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

TikTok: Trump muda de opinião e defende rede social para "competir" com Facebook e Instagram

Donald Trump afirmou ser a favor de que o TikTok permaneça no país; em 2020, o ex-presidente assinou uma ordem para banir o aplicativo

Estadão Conteúdo

audima
audima
Foto: Reprodução/Redes Sociais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Durante sua campanha eleitoral para reeleição à presidência dos EUA, Donald Trump afirmou ser a favor de que o TikTok permaneça no país, como uma forma de concorrência a outras redes sociais, principalmente da Meta, como Instagram e Facebook

O ex-presidente foi o principal opositor da plataforma de vídeos curtos durante seu governo e chegou a assinar uma ordem para banir o aplicativo em 2020.

"Sou a favor do TikTok porque você precisa de concorrência. Se você não tem o TikTok, você tem o Facebook e o Instagram", disse Trump para a agência de notícias Bloomberg, em uma entrevista publicada na última terça-feira (16)

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A mudança de Trump tem relação com a lei assinada pelo governo de Joe Biden, que prevê que a ByteDance encontre um comprador para a operação americana do aplicativo ou enfrente uma proibição nos EUA. 

De acordo com o governo, a operação chinesa da plataforma oferece riscos de segurança, por não garantir que os dados de cidadãos americanos sejam desconectados da China.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda, Trump se tornou um crítico das plataformas de Mark Zuckerberg após ser suspenso do Facebook e do Instagram após a insurreição de 6 de janeiro de 2021, que levou à invasão do Capitólio americano em Washington.

Carregando...

Na ocasião, o ex-presidente havia publicado uma mensagem que foi interpretada como incentivo para apoiadores que tentavam impedir o protocolo de confirmação da vitória de Biden como presidente.

Sobre o TikTok, em 2020, Trump afirmou que a rede social poderia ser um instrumento de espionagem chinesa. No mês passado, porém, Trump criou um perfil no TikTok para sua campanha presidencial e se mantém ativo na plataforma desde então.

Problemas na Europa

Enquanto o TikTok é aplaudido por Trump nos EUA, na União Europeia a rede social chinesa tem entrado na mira de reguladores. 

O Tribunal Geral da UE rejeitou a contestação legal da ByteDance contra o fato de ser classificada como uma "gatekeeper" online, ou seja, uma plataforma que detêm os acessos de determinado tipo de conteúdo, que precisa cumprir obrigações adicionais de acordo com a Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) do bloco de 27 nações.

LEIA TAMBÉM: Companhias aéreas ainda correm para retomar operações, um dia após apagão tecnológico global

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com isso, o TikTok entra para uma lista que também tem Apple, o Google e a Microsoft sob o escrutínio do DMA. A empresa argumentou que não podia ser considerada como gatekeeper, mas que estava desempenhando o papel de um novo concorrente nas redes sociais, enfrentando empresas consolidadas como o Facebook e o Instagram.

Ainda assim, os juízes decidiram que, desde 2018, o TikTok "conseguiu aumentar seu número de usuários de forma muito rápida e exponencial" e que "consolidou rapidamente sua posição e até mesmo fortaleceu essa posição nos anos seguintes".(COM AP)

LEIA TAMBÉM: Vendedor de coco faz vaquinha após ter caminhão incendiado em Camburi; veja como ajudar

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.