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Geral

Setor de eventos cresce com oportunidade para ações de marca

O mercado aquecido dos eventos de música, esporte ou gastronomia abrem oportunidades para as marcas utilizarem brindes personalizados como estratégia de marketing e relacionamento com o cliente

Dino - Divulgador de Noticias
audima
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Foto: Divulgação/DINO
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Quem vê os números do setor de eventos atualmente não imagina que há menos de cinco anos o mercado estava inteiramente fechado devido à pandemia de Covid-19. Hoje, segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) divulgados pela CNN, estima-se que até o fim do ano a área tenha um faturamento de 75 bilhões de reais.

E mais: esses números se relacionam com apenas três segmentos: festividades de música, de esportes e de gastronomia. Não é à toa que a Abrape estima que este mercado envolva 52 atividades econômicas diferentes - incluindo a de brindes personalizados. Afinal, justamente por atraírem grandes públicos, esses eventos mostram serem boas oportunidades para as marcas e os comércios eletrônicos investirem nos brindes enquanto estratégia de marca.

"Os comércios eletrônicos podem utilizar brindes personalizados como cadernos, canecas, copos, mochilas personalizadas, garrafas e eco bags para aumentar o ticket médio de suas vendas de várias maneiras”, explica Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes. Esse é o caso, por exemplo, de itens estampados com imagens que remetem aos diferentes eventos ou às atrações participantes. 

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“Ao oferecer esses produtos como parte de promoções ou pacotes especiais, os clientes são incentivados a gastar um pouco mais para receber um item exclusivo e de qualidade, com a marca da loja”, ressalta a diretora. “Isso não só aumenta o valor das vendas, mas também fortalece a lealdade à marca, refletindo diretamente no Lifetime Value – ou LTV – do cliente”.

Ainda de acordo com Paula, essa oferta de brindes personalizados ajuda a melhorar a retenção, uma vez os clientes tendem a retornar aos comércios eletrônicos para novas compras, diminuindo assim o churn – a taxa de abandono ou cancelamento dos consumidores. 

“Além disso, o custo de aquisição de clientes pode ser otimizado. Isso porque compradores satisfeitos são mais propensos a recomendar a loja a amigos e familiares”, enfatiza a diretora. Por fim, Paula explica que a oferta de brindes personalizados também influencia positivamente a satisfação do cliente, “criando uma experiência de compra mais agradável e aumentando a receita média por usuário.”

Indo além dos eventos

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Por mais que o mercado de eventos esteja aquecido e ofereça uma variada gama de oportunidades de relacionamento com o cliente, não se deve depender apenas deles. No entanto, é perfeitamente possível desenvolver uma série de estratégias de marketing envolvendo o uso de brindes como reforço da marca e, assim, garantir que os consumidores retornem à loja ou reutilizem o serviço. 

A mais comum são as campanhas sazonais ligadas às datas comemorativas, onde é possível criar edições limitadas de brindes personalizados com temáticas especiais. Aqui também entram os brindes ligados a eventos dos mais diferentes tipos. Contanto, Paula cita outra estratégia bastante eficaz: os programas de fidelidade. “Os clientes acumulam pontos e podem trocá-los por presentes exclusivos, aumentando o LTV e a retenção.”

“Além disso, [existem] as parcerias com influenciadores digitais, que podem promover os produtos personalizados em suas redes sociais”. Para a diretora, estas são uma excelente forma de alcançar um público mais amplo e engajado, contribuindo para a redução do custo de aquisição de clientes.

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Uma última estratégia que Paula Alves destaca é o envio gratuito de brindes em compras acima de um determinado valor. Para ela, “[essa atitude] pode não só aumentar o ticket médio, mas também encantar e surpreender positivamente os clientes, melhorando os índices de satisfação do cliente e, consequentemente, a receita média por usuário”, destaca.

Por fim, “essas estratégias são essenciais para criar um vínculo emocional com os clientes, garantindo sua satisfação e fidelidade", finaliza a diretora.

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